
Campeão olímpico de boxe é suspenso provisoriamente por doping
Atlata uzbeque Lazizbek Mullojonov, ouro em Paris 2024, testou positivo para metasterona

O campeão olímpico de boxe peso-pesado Lazizbek Mullojonov foi suspenso provisoriamente após testar positivo para uma substância proibida, informou a Agência Internacional de Testes (ITA).
O uzbeque de 26 anos, medalhista de ouro em Paris 2024, testou positivo para metasterona, um esteroide anabólico androgênico sintético associado à promoção do rápido crescimento muscular, aumento de força e potência, em um teste de controle antidoping fora de competição, coletado em 11 de junho.
"O atleta foi informado do caso e tem o direito de solicitar a análise da amostra B", afirmou a ITA em um comunicado nesta terça-feira (29).
Se a análise da amostra B for solicitada e confirmar o resultado da amostra A, o caso será considerado uma violação confirmada das regras antidoping, informou a ITA.
Se a análise da amostra B não for solicitada, o caso também prosseguirá como uma violação confirmada das regras antidoping, informou a ITA.
"O atleta terá a oportunidade de apresentar suas explicações para o resultado", afirmou a entidade.
A Reuters entrou em contato com a Federação de Boxe do Uzbequistão para obter comentários.
Mullojonov também conquistou o bronze na categoria peso-pesado no Campeonato Mundial de Boxe da IBA de 2023, além de uma medalha de ouro na categoria superpesado no Campeonato Asiático de Boxe Amador de 2022.