CNN Esportes

Campeão olímpico de boxe é suspenso provisoriamente por doping

Atlata uzbeque Lazizbek Mullojonov, ouro em Paris 2024, testou positivo para metasterona

Pearl Josephine Nazare, da Reuters
Lazizbek Mullojonov com a medalha de ouro em Paris 2024
Lazizbek Mullojonov com a medalha de ouro em Paris 2024  • Maja Hitij/Getty Images
Compartilhar matéria

O campeão olímpico de boxe peso-pesado Lazizbek Mullojonov foi suspenso provisoriamente após testar positivo para uma substância proibida, informou a Agência Internacional de Testes (ITA).

O uzbeque de 26 anos, medalhista de ouro em Paris 2024, testou positivo para metasterona, um esteroide anabólico androgênico sintético associado à promoção do rápido crescimento muscular, aumento de força e potência, em um teste de controle antidoping fora de competição, coletado em 11 de junho.

"O atleta foi informado do caso e tem o direito de solicitar a análise da amostra B", afirmou a ITA em um comunicado nesta terça-feira (29).

Se a análise da amostra B for solicitada e confirmar o resultado da amostra A, o caso será considerado uma violação confirmada das regras antidoping, informou a ITA.

Se a análise da amostra B não for solicitada, o caso também prosseguirá como uma violação confirmada das regras antidoping, informou a ITA.

"O atleta terá a oportunidade de apresentar suas explicações para o resultado", afirmou a entidade.

A Reuters entrou em contato com a Federação de Boxe do Uzbequistão para obter comentários.

Mullojonov também conquistou o bronze na categoria peso-pesado no Campeonato Mundial de Boxe da IBA de 2023, além de uma medalha de ouro na categoria superpesado no Campeonato Asiático de Boxe Amador de 2022.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais