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    Muay Thai: conheça a história, regras e principais benefícios para a saúde

    Entenda o que é Muay Thai, quais são as regras e os benefícios de praticar esse esporte para a saúde

    Qual é a origem do muay thai e como funciona a luta?
    Qual é a origem do muay thai e como funciona a luta? Imagem: Shutterstock

    Da CNN

    Arte marcial tailandesa, o Muay Thai também pode ser conhecido como boxe tailandês no Brasil. É uma luta conhecida por usar socos, cotoveladas, joelhadas, chutes e clinch.

    Inclusive, é por isso que também leva o título de “luta das 8 armas”, pois boa parte do corpo no esporte: dois cotovelos, dois punhos, dois joelhos e a combinação das duas canelas e dos dois pés.

    Mas qual é a origem do Muay Thai? Quais são as regras? Quais são os níveis desse esporte? Entenda tudo sobre a seguir.

    Qual é a origem do Muay Thai?

    O esporte tem mais de 2000 anos de idade. Inclusive, a própria origem do Muay Thai se confunde com a história do povo tailandês. Há algumas versões sobre a origem do esporte.

    Mas há uma mais aceita pela maioria dos Mestres, defendida por vários historiadores do País — e até mesmo pela Confederação Brasileira de Muay Thai (CBMT).

    Toda a história começou na província de Yunnam, nas margens do rio Yang Tsé na China Central.

    Os tailandeses migraram da China para o território geográfico da Tailândia em busca de liberdade e de terras férteis para agricultura.

    Durante esse processo, os tailandeses foram constantemente hostilizados e sofreram com muitos ataques e doenças.

    Então, a forma que encontraram de se proteger foi criando um método de luta chamado “Chupasart”. Era uma forma de autodefesa, mas que usava espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, entre outros.

    No entanto, pelo uso dessas armas, era comum que as pessoas sofressem com graves ferimentos. Então, passaram a treinar os movimentos sem as armas — e aí se deu início ao que seria o esporte hoje.

    Era uma forma de treinar, até mesmo em tempos de paz,sem o risco de se machucar. Inicialmente, o esporte se assemelhava bastante com o Kung Fu Chinês, justamente pela origem dos tailandeses.

    Mas com o tempo, ele foi modificando e transformou-se no estilo de luta que é hoje.

    O Muay Thai foi tão popular que chegou a ser praticado até pelo Rei. O Rei Tigre foi um dos maiores lutadores da história. Naquele período, o esporte até fazia parte da preparação militar e era ensinado em todas as escolas.

    Quais são as regras do Muay Thai?

    Regras do Muay Thai
    Regras do Muay Thai / Imagem: Shutterstock

    Há uma grande quantidade de regras segundo a Confederação Brasileira de Muay Thai.

    Por exemplo, existem duas classes: a estreante, para atletas até duas lutas e a classe principal, para atletas a partir da 4 luta.

    As divisões das categorias são Cadet, Youth e Sênior.

    Cadet

    Cadet devem ter até 14 anos. As regras nessa divisão são:

    • Proteções utilizadas: luva, protetor bucal, protetor genital, caneleira, capacete, cotoveleira,protetor de tórax.
    • Tempo de lutas: 2 rounds de 1:00 por 1 de descanso;
    • Golpes: permitidos no corpo, mas nenhum no rosto;
    • Pontuação: atletas com mais combatividade utilizando as técnicas, domínio do centro do ringue, contundência, estilo.

    Youth

    Youth devem ter até 18 anos — Youth A é de 15 e 16 anos e Youth B é de 17 e 18 anos. As regras nessa divisão são:

    • Proteções: luva, protetor bucal, protetor genital, caneleira, capacete, cotoveleira, protetor de tórax;
    • Tempo de lutas: 3 rounds de 1 minuto por 1 de descanso;
    • Golpes: permitidos em todas partes do corpo;
    • Pontuação: atletas com mais combatividade utilizando técnicas de Muay Thai, domínio do centro do ringue, contundência, estilo.

    Sênior

    Sênior precisam ter entre 19 a 37 anos.

    • Proteções: luva, protetor bucal, protetor genital, caneleira, capacete, cotoveleira;
    • Tempo de lutas: 3 rounds de 2:00 por 1 de descanso;
    • Golpes: permitidos em todas partes do corpo;
    • Pontuação: atletas com mais combatividade utilizando técnicas, domínio do centro do ringue, contundência, estilo.

    Suspensões

    Os lutadores que são nocauteados durante uma luta – seja por contagem de até dez ou por nocaute técnico – recebem automaticamente uma suspensão de um mês.

    Se eles sofrerem um segundo nocaute dentro de três meses, a suspensão será estendida para três meses.

    Se um atleta for nocauteado três vezes em um ano, ele será suspenso por um período igual ao dobro da suspensão anterior.

    Além disso, esses lutadores não poderão participar de competições organizadas pela CBMT por uma temporada inteira.

    Medidas de segurança

    Conforme estabelecido no artigo 1º da lei 2.014/92, os atletas devem apresentar um atestado médico confirmando que estão em plenas condições de saúde e aptos a competir em eventos de muay thai no dia da pesagem.

    O atestado deve incluir a assinatura e o carimbo do médico e ter sido emitido no mesmo ano em que a competição foi realizada.

    Se um atleta não apresentar o documento na data estipulada, ele será desclassificado automaticamente e não haverá reembolso da taxa de inscrição.

    Principais golpes de muay thai

    O Muay Thai é uma luta de ataque e contra-ataque. Para ser um bom lutador, é necessário ter domínio sobre as diferentes técnicas e ser capaz de combiná-las em combate.

    Alguns dos principais golpes da luta incluem:

    • Jab: é um soco rápido e direto, desferido com a mão dianteira;
    • Direto: é um soco potente e reto, desferido com a mão traseira;
    • Cruzado: é um soco curto e potente, desferido com a mão traseira;
    • Gancho: é um soco circular desferido com a mão traseira;
    • Chute frontal: é um chute rápido e direto desferido com a perna dianteira;
    • Chute lateral: é um chute circular desferido com a perna traseira;
    • Joelhada: é um golpe desferido com o joelho.

    Como funciona a graduação?

    Desde a chegada do Muay Thai ao Brasil em 1979, foi adotada uma graduação exclusiva utilizada apenas no país, segundo a CBMT. Antigamente, essa graduação era representada por uma faixa na cintura.

    Atualmente, é utilizada uma corda chamada Kruang (ou Prajied) no braço esquerdo, próximo ao coração, com as mesmas cores definidas em 1979. No Brasil, existe uma hierarquia baseada nos anos de dedicação ao esporte, com cinco tipos de graduação.

    Os alunos iniciam com a graduação branca e progridem até a graduação azul clara ponta azul escura.

    Quando alcançam a graduação azul escura, eles se tornam instrutores autorizados pela CBMT a dar aulas. Em seguida, há o instrutor máster, que atinge a graduação azul escura ponta preta.

    Quando um atleta alcança a graduação preta, ele é denominado professor. Além disso, existem os graus de Mestre e Grão-Mestre.

    Quais são os benefícios do Muay Thai?

    Benefícios do Muay Thai
    Benefícios do Muay Thai / Imagem: Shutterstock

    Os benefícios do Muay Thai são tanto para a saúde física e mental.

    Alguns desses benefícios incluem, por exemplo, melhora do condicionamento físico, fortalecimento e tonificação muscular, aumento da elasticidade, perda de peso, ganho de força e resistência muscular.

    Veja a seguir 3 dessas vantagens.

    Melhora o condicionamento físico e a resistência

    A luta de Muay Thai exige bastante do corpo e, por isso, o treino é uma ótima alternativa para melhorar a forma e o condicionamento físico.

    Ele envolve uma série de exercícios aeróbicos e anaeróbicos que elevam a frequência cardíaca e fortalecem o coração, melhorando assim a capacidade cardiovascular e pulmonar.

    A prática regular também contribui para o aumento da resistência muscular e reduz a fadiga durante as atividades cotidianas.

    Ajuda a construir maior resistência e ganho de força

    A prática regular também contribui para o aumento da resistência muscular e reduz a fadiga durante as atividades cotidianas. Por isso, um segundo benefício é o ganho de força.

    Os movimentos da luta exigem o uso de todo o corpo, incluindo pernas, braços, abdômen e músculos das costas, resultando em um treino completo e equilibrado.

    Promove o gasto calórico e a queima de gordura

    Finalmente, ele promove o gasto calórico e a queima de gordura. O treinamento é intenso e acelerado, o que ajuda a elevar o metabolismo e a queimar calorias.

    Isso significa que a prática regular pode auxiliar na perda de peso e na redução do percentual de gordura corporal, além de melhorar a forma física como um todo.

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