
Homem é chifrado e outros sete ficam feridos em corrida de touros na Espanha; veja
Festival de San Fermín reúne há séculos milhares de pessoas nas estreitas ruas da cidade de Pamplona

Um homem foi chifrado e outras sete pessoas ficaram levemente feridas nesta terça-feira (8), no segundo dia do festival de San Fermín de Pamplona, no qual milhares de pessoas se reúnem nas ruas estreitas da cidade medieval para a tradição secular de correr com touros.
O homem que foi chifrado, identificado apenas como tendo mais de 25 anos, foi ferido por um chifre de touro sob sua axila direita, disse um porta-voz dos serviços de emergência da cidade.
"No momento, ele está sob observação, mas em condições estáveis", afirmou o porta-voz aos repórteres.
As outras sete pessoas sofreram hematomas e contusões, algumas no ombro ou na cabeça.
Nos "encierros" do festival, ou corridas de touros, os touros de briga são soltos nas ruas e correm para chegar à arena da tourada. Centenas de aficionados, muitos vestindo as tradicionais camisetas brancas com lenços vermelhos, correm com eles.
Na manhã desta terça, um dos touros parou no meio de sua corrida e atacou os corredores, gerando vários minutos de tensão.
O festival, que ganhou fama internacional com o romance "O Sol Também se Levanta", de Ernest Hemingway, em 1926, dura uma semana no início de julho.
Spain's San Fermin bull-running festival kicked off with a fireworks blast and chants of "Free Palestine." pic.twitter.com/xdYB2u8XjQ
— DW News (@dwnews) July 7, 2025
Ocasionalmente, os participantes são chifrados nas centenas de festas de corrida de touros que ocorrem na Espanha todos os anos. Outros ferimentos são comuns. Pelo menos 16 corredores perderam suas vidas no festival de Pamplona ao longo dos anos, o último em 2009.
Além das corridas de touros matinais e das touradas vespertinas, o festival de San Fermín conta com cantos, danças e bebidas 24 horas por dia. Há também eventos religiosos em homenagem ao santo.