CNN Esportes

Marco La Porta é eleito o novo presidente do Comitê Olímpico do Brasil

Medalhista olímpica Yane Marques é a vice-presidente da chapa; mandato será até dezembro de 2028

Ana Karolina Reis, da CNN
Marco La Porta, eleito presidente do COB, e Yane Marques
Marco La Porta, eleito presidente do COB, e Yane Marques, vice-presidente  • Alexandre Loureiro/COB
Compartilhar matéria

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) elegeu, nesta quinta-feira (3), Marco Antônio La porta como novo presidente da entidade. A medalhista olímpica Yane Marques foi eleita a vice-presidente da chapa.

La Porta, que contou com grande apoio de atletas e ex-atletas, comandará a entidade durante o ciclo olímpico rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. A chapa vencedora derrotou o atual mandatário, Paulo Wanderley, com 30 dos 55 votos.

“Estamos muito satisfeitos, principalmente com o processo eleitoral do COB. Queria aproveitar a parabenizar o presidente Paulo Wanderley. Foi um processo sereno e democrático e a Assembleia escolheu aquilo que ela achou que seria o melhor para o COB nesse momento. Fizemos uma campanha muito propositiva, de uma gestão mais moderna, uma melhora nos resultados esportivos”, afirmou Marco La Porta, presidente eleito.

A candidatura de Paulo Wanderley para concorrer à reeleição teve repercussão negativa entre atletas e entidades do meio esportivo. Eram apontadas irregularidades na candidatura por entender que o cumprimento de um terceiro mandato à frente do COB contraria o Artigo-18 da Lei Pelé.

La Porta foi vice-presidente de Wanderley nos últimos seis anos, e abandonou o posto no início de 2024 para concorrer à eleição. Também foram eleitos oito integrantes do Conselho de Administração do COB, sendo sete presidentes de confederações e um independente.

Acompanhe Esportes nas Redes Sociais