Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    CNN Esportes

    Xadrez tem primeira dupla de irmão e irmã grande mestre na história

    Indianos Vaishali e Praggnanandhaa Rameshbabu deixaram a marca no esporte

    Vaishali e Praggnanandhaa Rameshbabu, primeiro casal de irmãos a se tornar grande mestre
    Vaishali e Praggnanandhaa Rameshbabu, primeiro casal de irmãos a se tornar grande mestre Reprodução/Instagram Vaishali Rameshbabu

    Ben Churchda CNN

    A jogadora de xadrez Vaishali Rameshbabu seguiu a tradição familiar ao se tornar uma grande mestre na última sexta-feira. Vaishali, de 22 anos, é a terceira mulher na Índia a conquistar o título, mas não é a primeira na família a conseguir tal feito.

    Seu irmão, Praggnanandhaa Rameshbabu, tornou-se um dos mais jovens grandes mestres da história em 2018, aos 12 anos de idade. Juntos, eles são agora os primeiros irmão e irmã com o título, de acordo com o “Chess.com”.

    “Ser uma [grande mestre] tem sido meu objetivo desde que comecei a jogar xadrez”, disse Vaishali ao Chess.com depois de ganhar o título no IV El Llobregat Open, na Espanha.

    Estou muito feliz por finalmente ter conseguido ganhar o título.”]Estava tão perto disso, então fiquei muito animada, mas também senti alguma pressão […] Estou muito feliz por finalmente ter conseguido ganhar o título.

    ”Vaishali

    O que é preciso para virar grande mestre

    Virar um grande mestre não é fácil e leva tempo. Para alcançar o título, os jogadores devem vencer três torneios que atendem a determinados critérios e superar a classificação de 2.500 da Federação Internacional de Xadrez (FIDE).

    Vaishali já havia vencido os três torneios e acabou ultrapassando a classificação de 2.500 com sua vitória na segunda rodada na Espanha, na semana passada.

    Praggnanandhaa comemora

    O irmão de Vaishali, um dos melhores jogadores do mundo, disse que sempre soube que um dia sua irmã mais velha realizaria o feito.

    “Há muito tempo eu sentia que ela já tinha a força de GM”, disse ele à FIDE no mês passado, enquanto sua irmã se aproximava dos pontos necessários no ranking. “Estou feliz em ver que ela finalmente está chegando onde pertence.”

    Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas

    Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.

    versão original