Forum CNN Brasil
Nadia González

Nadia González- Vice-presidente da Thales na América Latina

Mais sobre o autor

Inclusão de mulheres na tecnologia: um compromisso para alcançar um futuro mais diverso

  • Mulheres na tecnologia: entenda o cenário e desafios enfrentados - Imagem: shutterstock / Gorodenkoff
Compartilhar matéria

No dia 27 de abril foi comemorado o Dia Internacional das Mulheres nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Aniversário declarado pela União Telecomunicações Internacionais (ITU), com o objetivo de incentivar e direcionar mulheres em seus estudos e profissões para o campo das TIC.

Nas últimas décadas, aconteceram avanços significativos que mostram um futuro promissor para a inclusão de mulheres no setor de tecnologia. No entanto, ainda há um conjunto de desafios para continuar trabalhando para alcançar a igualdade de gênero. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), apenas 35% dos estudantes em carreiras e programas na área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática são mulheres.

Costuma-se argumentar que as carreiras especializadas em tecnologia terão a maior parte dos empregos do futuro. A prova disso é o crescimento exponencial do setor nos últimos anos e a alta demanda por empregos. No entanto, diferentes barreiras sociais, culturais e econômicas impedem as mulheres de se interessarem por essas profissões.As questões que surgem desses indicadores nos fazem refletir sobre o por que continuamos a ver lacunas tão acentuadas nos dias de hoje. Quais são os obstáculos? Quais são os preconceitos ainda latentes em torno das carreiras STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e os estereótipos históricos construídos, principalmente quando falamos de profissões técnicas, continuam sendo uma das principais barreiras.

É fundamental, então, que haja um compromisso conjunto das empresas de TI para endereçar a redação dessa disparidade e avançar na construção de um futuro mais equitativo sob a ótica de gênero, onde a diversidade se reflita em cada tomada de decisão, desenvolvimento inovador, ideação de projetos... enfim, no próprio futuro da tecnologia.A partir da Thales, lançamos diversas iniciativas para promover a inserção da mulher no setor, como nosso grupo de afinidade With (We in Thales), uma comunidade formada por 46 redes internacionais e mais de 3.500 integrantes que tem como objetivo apoiar e capacitar as mulheres dentro da empresa, oferecendo desde programas de mentoria e bolsas de estudo até treinamento e desenvolvimento profissional em todos os níveis da organização.

Além disso, trabalhamos ativamente para superar os níveis de representação de mulheres em cargos de liderança em todas as partes do mundo. Particularmente no Brasil, mais de 55% de nossa equipe é formada por mulheres.É preciso continuar direcionando esforços para promover a formação e crescimento profissional das mulheres nas TIC desde cedo, inspiradas, despertando interesse e confiança nesta indústria, que ocupa um papel mais que importante para o futuro da humanidade. A comunicação e a escuta ativa são essenciais para entender as necessidades e os diferentes pontos de vista e, assim, poder proporcionar oportunidades valiosas para o desenvolvimento de talentos. Da mesma forma, é preciso assumir o compromisso das organizações na incorporação de políticas inclusivas e diversificadas que acompanhem cada etapa da carreira de seus talentos a partir da empatia, entendendo que na pluralidade está a riqueza máxima das equipes e o facilitador para a inovação real.

Fórum CNN

Os artigos publicados pelo Fórum CNN buscam estimular o debate, a reflexão e dar luz a visões sobre os principais desafios, problemas e soluções enfrentados pelo Brasil e por outros países do mundo.

Os textos publicados no Fórum CNN não refletem, necessariamente, a opinião da CNN Brasil.

Sugestões de artigos devem ser enviadas a forumcnn@cnnbrasil.com.br e serão avaliadas pela editoria de especiais.