Agência da ONU na Faixa de Gaza diz que ficará sem combustível em três dias

UNRWA, que atua oferecendo ajuda humanitária a palestinos no Oriente Médio, diz que não conseguirá dar assistência sem combustível

Niamh Kennedy e Kareem Khadder, da CNN
Caminhões de ajuda chegam a um depósito da ONU na Faixa de Gaza  • 21/10/2023REUTERS/Mohammed Salem
Compartilhar matéria

O abastecimento de combustível das Nações Unidas na Faixa de Gaza acabará dentro de três dias, conforme alertou Philippe Lazzarini, comissário-geral da Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA), em declaração feita neste domingo (22).

“Em três dias, a UNRWA ficará sem combustível, o que é fundamental para a nossa resposta humanitária em toda a Faixa de Gaza”, disse, reiterando que os abastecimentos devem ser autorizados a entrar no enclave sitiado.

"Sem combustível, não haverá água, nem hospitais e padarias em funcionamento. Sem combustível, a ajuda não chegará a muitos civis que precisam desesperadamente. Sem combustível, não haverá assistência humanitária."

Os caminhões de ajuda que conseguiram atravessar a passagem de Rafah, do Egito para a Faixa de Gaza, entregaram alimentos, água, remédios e suprimentos médicos, mas nenhum combustível, segundo as autoridades de fronteira do Egito.

Lazzarini enfatizou que, sendo o “maior ator humanitário na Faixa de Gaza”, sem combustível, a UNRWA não é capaz de “ajudar o povo de Gaza, cujas necessidades crescem a cada hora”.

“A UNRWA acolhe atualmente mais de meio milhão de pessoas dos quase 1 milhão de deslocados em toda a Faixa de Gaza”, acrescentou.

“Apelo a todas as partes e àqueles com influência sobre elas que permitam imediatamente o fornecimento de combustível à Faixa de Gaza e garantam que o combustível seja estritamente utilizado para evitar um colapso da resposta humanitária”, continuou Lazzarini.

Apesar de dar as boas-vindas ao comboio de sábado em Gaza, ele ressaltou que os suprimentos entregues estão "longe de ser suficientes", sustentando que "para ser significativo, a Faixa de Gaza precisa de uma linha de abastecimento humanitário ininterrupta e ampliada".

Vídeo: EUA vetam resolução do Brasil na ONU sobre guerra em Israel

Veja imagens da guerra entre Israel e Hamas

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original