Assessor de Zelensky diz que reconquistar a Crimeia é um dos objetivos finais da contraofensiva

Igor Zhovkva afirmou à CNN que investidas ucranianas buscam ocupar todos os territórios tomados pela Rússia; o conselheiro presidencial ressaltou a necessidade de apoio do ocidente

Sharon Braithwaite e Andrew Carey, da CNN
Um soldado, um de várias centenas que assumiram posições em torno de uma base militar ucraniana, fica em um dos portões de entrada da base na Crimeia em 2 de março de 2014 em Perevalne, Ucrânia.  • Sean Gallup/Getty Images
Compartilhar matéria

O "objetivo final da campanha de contraofensiva da Ucrânia é reconquistar todos os territórios, incluindo a Crimeia", disse o principal assessor diplomático do presidente Volodymyr Zelensky na segunda-feira (12).

Durante uma entrevista com Christiane Amanpour, da CNN, o conselheiro Igor Zhovkva afirmou que algumas ações contraofensivas estavam em andamento, mas não deu detalhes.

Ele também procurou diminuir quaisquer expectativas de que a campanha alcançaria resultados rápidos, dizendo que poderia levar muitos meses para a Ucrânia atingir seus objetivos.

Na mesma linha, ele lembrou a Amanpour que esta não foi a primeira contraofensiva da Ucrânia – uma referência aos avanços bem-sucedidos do exército ucraniano em setembro e outubro do último ano, quando as forças russas foram expulsas da região de Kharkiv e da parte norte da região de Kherson.

A investida atual “provavelmente não seria a última operação de contraofensiva”, disse ele.

Ele também disse que, para o sucesso da Ucrânia, parcerias ocidentais seriam necessárias para fornecer mais artilharia e munição.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original