Ataque dos EUA ao Irã pode abrir "caixa de Pandora", dizem especialistas

O uso de recursos militares do governo americano representaria um desafio ainda maior que as guerras no Iraque e Afeganistão

Nadeen Ebrahim, da CNN
Mapa mostra a região da Faixa de Gaza no Oriente Médio.  • Google Maps
Compartilhar matéria

O conflito no Oriente Médio pode se ampliar com a possível entrada dos Estados Unidos, ao lado de Israel, para bombardear as instalações nucleares e militares do Irã, incluindo a usina de enriquecimento de combustível de Fordow, que fica escondida no interior de uma montanha.

Dias após os ataques de Israel ao programa nuclear do Irã, os líderes israelenses estão esperando para saber se o presidente dos EUA, Donald Trump, os ajudará intensificar os bombardeios.

Especialistas iranianos alertam que um ataque dos EUA ao Irã poderia arrastá-lo para uma "caixa de Pandora" no Oriente Médio, indicando um desafio ainda maior do que as guerras no Iraque e no Afeganistão.

Analistas ressaltam que o confronto prolongado poderia durar toda a presidência de Trump e cobrar um alto preço em vidas e recursos americanos em favor de Israel.

 

Trump está cada vez mais interessado em usar recursos militares dos EUA para atacar instalações nucleares iranianas e está se desanimando com a ideia de uma solução diplomática para a crise, disseram à CNN duas autoridades familiarizadas com as discussões em andamento.

"Qualquer ataque dos EUA levará a um ataque em grande escala dos iranianos contra bases americanas na região e a uma guerra em grande escala entre os EUA e o Irã", disse Trita Parsi, vice-presidente executiva do Instituto Quincy em Washington, DC, à CNN.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original