Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ataques russos danificam instalações elétricas na Ucrânia e deixam feridos

    Após ofensiva russa, autoridades precisaram importar energia elétrica

    Combates perto de Chasiv Yar, na região de Donetsk
    Combates perto de Chasiv Yar, na região de Donetsk 22/02/2024REUTERS/Inna Varenytsia

    Olena Harmashda Reuters

    Um novo ataque com mísseis e drones russos destruiu algumas instalações de energia no sudeste e no oeste da Ucrânia neste sábado (22), ferindo pelo menos dois funcionários da área de energia e forçando uma importação recorde de eletricidade, informaram as autoridades.

    A Ukrenergo, operadora da rede nacional ucraniana, disse que os equipamentos em suas instalações na região sudeste de Zaporizhzhia e em Lviv foram danificados durante o segundo ataque aéreo russo nesta semana.

    Segundo a empresa, dois trabalhadores em Zaporizhzhia foram levados ao hospital para tratamento.

    Os ataques russos também atingiram uma instalação de gás no oeste do país, informou o Ministério da Energia.

    “Após oito ataques maciços do inimigo ao sistema de energia desde março, a situação no setor de energia continua difícil”, adicionaram.

    O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que suas tropas usaram mísseis de longo alcance disparados de aeronaves e navios, além de drones, para atacar depósitos de munição e instalações de energia que, segundo ele, apoiavam a produção militar.

    A marinha da Ucrânia destacou que foi a primeira vez desde o início da guerra que a Rússia lançou mísseis do Mar de Azov em vez do Mar Negro.

    “Este é um ponto de virada importante, porque eles o usam [Mar de Azov], considerando-o uma área de água mais segura do que o Mar Negro”, ponderou o porta-voz da marinha ucraniana Dmytro Pletenchuk à televisão local.

    De acordo com a Força Aérea, a defesa aérea da Ucrânia abateu 12 dos 16 mísseis e todos os 13 drones lançados pela Rússia. Os alertas aéreos nas regiões ucranianas duraram várias horas durante a noite.