Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ativistas do clima bloqueiam rua com manifestação topless em Roma

    Protesto causou transtornos para os passageiros até que a polícia liberou a via arrastando os manifestantes para longe

    Cristiano Corvinoda Reuters

    Ativistas do clima do movimento Ultima Generazione (Última Geração, em tradução literal) realizaram um protesto topless, nesta quinta-feira (4), bloqueando uma rua movimentada em Roma.

    A manifestação foi contra a política climática do governo italiano depois que chuvas torrenciais mataram duas pessoas no país.

    A façanha marcou uma mudança de tática do grupo depois que o Poder Executivo de direita de Roma introduziu multas pesadas contra os manifestantes que atacassem monumentos e locais históricos.

    O grupo já jogou tinta na ópera La Scala de Milão e na sede do credor estatal CDP, e também jogou sopa em uma pintura de Van Gogh em Roma e farinha em um carro decorado com Andy Warhol em Milão.

    A Ultima Generazione faz parte da rede A22 de grupos climáticos de desobediência civil ativos em vários países, como Just Stop Oil no Reino Unido, Stop Old Growth no Canadá, Derniere Renovation na França e Declare Emergency nos Estados Unidos.

    Em março, os ativistas climáticos da “Ultima Generazione” espalharam tinta laranja nas paredes do icônico Palazzo Vecchio de Florença para protestar contra a falta de ação para combater o aquecimento global.

    Nesta quinta-feira, a Ultima Generazione divulgou imagens mostrando um pequeno grupo de ativistas ajoelhados em uma rua de Roma e tirando a blusa ou – em um caso – se despindo completamente.

    A polícia interveio em poucos minutos para tirá-los dali.

    “De peito e seios nus nas ruas para denunciar a obscenidade do governo, que continua a assistir impassivelmente enquanto seus cidadãos morrem de eventos climáticos extremos e alimenta a causa ao subsidiar sem escrúpulos a indústria fóssil”, disse o movimento em um comunicado.

    Após meses de seca que levantou preocupações sobre os baixos níveis do Pó, o maior rio da Itália, fortes chuvas atingiram a região norte da Emilia-Romagna no início desta semana, causando grandes danos. Ativistas culpam o clima extremo pela mudança climática devido aos combustíveis fósseis.

    Tópicos