Avião faz manobra agressiva para evitar colisão com bombardeiro nos EUA

Piloto de avião da companhia Delta Air Lines pediu desculpas aos passageiros após realizar procedimento brusco

Reuters*
Avião da Delta Airlines  • Urbanandsport/NurPhoto via Getty Images)
Compartilhar matéria

Um piloto de avião da companhia Delta Air Lines pediu desculpas aos passageiros na sexta-feira (18) após realizar uma "manobra agressiva" para evitar atingir um bombardeiro B-52 da Força Aérea dos EUA.

O voo 3788 da SkyWest, operando como um voo da Delta Connection de Minneapolis para Minot, pousou em segurança após executar uma arremetida quando outra aeronave se tornou visível em sua trajetória.

O piloto comercial foi forçado a fazer uma manobra brusca durante a aproximação final.

 

O anúncio do piloto, gravado por um passageiro, descreve o momento tenso em que a tripulação avistou o que parecia ser um avião militar vindo em sua direção.

“Para aqueles do lado direito, provavelmente viram o avião meio que vindo em nossa direção”, disse o piloto. “Ninguém nos avisou sobre isso. Então, desculpem a manobra agressiva, me pegou de surpresa. Isso não é nada normal.”

O piloto também notou a falta de radar na torre de Minot, que depende de observação visual, e questionou por que nenhum alerta foi emitido sobre a presença de um B-52 no padrão.

A Reuters conseguiu verificar de forma independente a data e o local do vídeo pelos metadados do arquivo original.

A Administração Federal de Aviação (FAA) disse que investiga o quase acidente entre um jato da SkyWest Airlines e um bombardeiro B-52 da Força Aérea dos EUA sobre Dakota do Norte.

O incidente ocorre em meio a preocupações constantes sobre quase acidentes entre aeronaves militares e comerciais.