Casa Branca pede transparência total na investigação da morte de Navalny

Principal opositor do Putin teve "morte súbita", segundo autoridades russas

Kevin Liptak, da CNN
“Navalny”, produção da CNN, venceu Oscar de Melhor Documentário
“Navalny”, produção da CNN, venceu Oscar de Melhor Documentário  • CNN
Compartilhar matéria

A Casa Branca pediu “transparência total” em torno das circunstâncias da morte de Alexey Navalny, embora admita que haja pouca confiança em obter uma resposta direta da Rússia sobre a forma como o líder da oposição morreu.

“É difícil chegar a um ponto em que se possa ter confiança no que os russos dirão sobre a sua morte”, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, na terça-feira (20). Ele apontou o dedo ao presidente russo, Vladimir Putin, dizendo que “independentemente da resposta científica atual, o Sr. Putin é responsável por ela”.

O corpo de Navalny não será devolvido à família por pelo menos mais 14 dias, disse sua porta-voz, Kira Yarmish, na segunda-feira. Seu corpo será submetido a “algum tipo de exame químico” nesse período, acrescentou o porta-voz.

A Casa Branca disse que, na ausência de uma “investigação credível” da morte de Navalny, obter uma causa clara da morte do opositor de Putin será difícil.

“É difícil chegar a um ponto em que possamos acreditar apenas na palavra dos russos. Então, claramente, estamos pedindo total transparência por parte do governo russo sobre como ele morreu e continuaremos a fazer isso”, disse Kirby.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original