Em SP, argentinos buscam chance para voltar para casa em meio a pandemia

O país fechou as fronteiras à 0h desta sexta-feira (27) para tentar frear o avanço do novo coronavírus, e todos os voos foram cancelados

Débora Freitas
No aeroporto de Guarulhos, argentinos aguardam solução para voltar ao país
No aeroporto de Guarulhos, argentinos aguardam solução para voltar ao país  • Foto: Débora Freitas/CNN
Compartilhar matéria

Um grupo de cerca de cem argentinos aguarda no aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, uma solução para voltar para casa. O país fechou todas as fronteiras à 0h desta sexta-feira (27) para tentar frear o avanço do novo coronavírus, e todos os voos foram cancelados. 

O presidente Alberto Fernández anunciou nesta quinta-feira (26) que somente os casos excepcionais de cidadão argentinos ou residentes que estão fora do país terão autorização pra voltar.

Por volta das 19h desta sexta-feira, o grupo foi informado por um funcionário do consulado geral da Argentina em São Paulo que serão disponibilizados dois voos da Aerolíneas Argentinas às 17h00 deste sábado (28), mas cada passageiro terá de pagar US$ 180 (cerca de R$ 920). 

A Argentina está em isolamento social obrigatório pelo menos até 31 de março. O país já registra 589 casos do novo coronavírus e 12 mortes. 

Há pelo menos 166 brasileiros na Argentina que não conseguem voltar por causa do fechamento das fronteiras. O Itamaraty informou em nota que está focado em negociar com as companhias aéreas e com os governos locais para solucionar o retorno dos brasileiros não-residentes o mais rápido possível.