Enchentes do Rio Grande do Sul são tema de encontro de empresários na ONU
Executivos se reuniram na sede da organização em Nova York para debater iniciativas sustentáveis para o Brasil
Empresários brasileiros participaram da terceira edição do High Level Delegation, evento promovido pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil, em Nova York, nesta terça-feira (14).
Durante o encontro, foi veiculado um vídeo do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Ele agradeceu a corrente de solidariedade em meio às enchentes no estado e pediu ajuda aos empresários.
“Passamos pela maior tragédia da nossa história, registramos perda de vidas humanas, destruição das cidades, estamos sentindo uma dor imensa. Mas a corrente de solidariedade do Brasil e do mundo aquecem o nosso coração e nos dá a confiança de que vamos sair mais fortes”, afirmou o governador.
“Queria agradecer pessoas físicas e jurídicas que estão se mobilizando para ajudar. Os gaúchos têm essa força, mas ela fica ainda maior com o apoio de vocês. Muito obrigada e continuem ajudando”, completou.
O CEO do Pacto Global, Carlo Pereira, também participou. Lançado no ano 2000, o Pacto Global da ONU é uma iniciativa da organização para mobilizar empresários em todo o mundo para atingir os chamados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“Todos que estão aqui estão com a cabeça e os pensamentos voltados para o Rio Grande do Sul, por isso fiz questão de pedir para o governador gravar uma mensagem para reforçar a importância do engajamento de todos”, disse Carlo Pereira.
As mudanças climáticas foram um dos principais temas da terceira edição do High Level Delegation do Pacto Global.
Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, afirmou durante o evento que compartilhar ideias é importante, mas partir para a prática é urgente.
“Se a gente não fizer alguma coisa agora, daqui a 10 anos a minha neta de 8 anos vai estar falando sobre a COP50 e sobre problemas que poderíamos ter resolvido. Não podemos ficar em cima de diagnóstico, temos que partir para a prática”, pontuou a executiva.
Atrair olhares e investimentos para o Brasil também estavam na agenda do evento. Alexandre Birman, CEO da Arezzo & Co, falou sobre a importância na facilitação do comércio e nos investimentos bilaterais entre o Brasil e os Estados Unidos.
“São as maiores potências das Américas, complementares em todos os sentidos. Temos culturas que são totalmente diferentes, mas ao mesmo tempo muito complementares”, disse à CNN.
Nesta quarta-feira (15), o empresário será homenageado com o prêmio “Personalidade do Ano” pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, em Nova York.
Também participaram do evento o embaixador Norberto Moretti, representante do Brasil na ONU, Helder Barbalho, governador do Pará, entre outras personalidades.