EUA são os únicos que poderiam atingir usina de Fordow, diz embaixador

Yechiel Leiter, embaixador israelense, também afirmou que "existem outras opções para lidar com Fordow"

Da CNN
Imagem de satélite fornecida pela Maxar Technologies mostra a Usina de Enriquecimento de Combustível Fordow, no centro do Irã
Imagem de satélite fornecida pela Maxar Technologies mostra a Usina de Enriquecimento de Combustível Fordow, no centro do Irã  • Maxar
Compartilhar matéria

Os EUA são o único país que possui o tipo de bomba necessária para atingir a instalação nuclear subterrânea de Fordow, no Irã, disse o embaixador de Israel nos EUA, Yechiel Leiter, em entrevista à Merit TV na segunda-feira (16).

A usina de Fordow está enterrada nas montanhas perto de Qom, no norte do Irã, e abriga centrífugas avançadas usadas para enriquecer urânio até altos graus de pureza. Sua profundidade exata não é conhecida publicamente, mas algumas estimativas a colocam entre 80 e 90 metros de profundidade.

“Para que Fordow seja destruída por uma bomba lançada do céu, o único país no mundo que possui essa bomba são os Estados Unidos. E essa é uma decisão que os EUA precisam tomar, independentemente de optarem por seguir esse caminho ou não”, disse Leiter.

Mas, acrescentou, essa não era a única opção:

“Existem outras maneiras de lidar com Fordow”, afirmou.

Ele também pareceu alertar sobre uma operação militar no final desta semana que atingiria o Irã com força.

"Quando a poeira baixar, vocês verão algumas surpresas na quinta à noite e na sexta-feira que farão a operação do bipe parecer quase simples", disse ele.

Leiter se referia ao ataque realizado por Israel no Líbano em setembro, que teve como alvo pagers e walkie-talkies usados ​​por membros do grupo militante Hezbollah, apoiado pelo Irã.

Explosivos estavam escondidos nos dispositivos, matando pelo menos 37 pessoas, incluindo crianças, e ferindo quase 3 mil, muitas delas civis.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original