Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Fauci diz que EUA podem encarar consequências sérias se reabrirem precocemente

    Médico da força-tarefa da Casa Branca disse não ter relação conflituosa com Trump, mas sua fala contrastou com o discurso do presidente dos EUA nos últimos dias

    O médico conselheiro da Casa Branca Anthony Fauci em audiência no Senado via teleconferência
    O médico conselheiro da Casa Branca Anthony Fauci em audiência no Senado via teleconferência Foto: Reprodução (12.mai.2020)

    Jeremy Herb e Lauren Fox,

    da CNN

    Anthony Fauci, uma das figuras mais importantes da força-tarefa da Casa Branca contra o novo coronavírus, alertou senadores nesta terça-feira (12) que seus estados e cidades podem encarar consequências sérias se reabrirem precocemente. O médico pediu que os estados não flexibilizem o isolamento até saberem se têm a capacidade para atender um crescimento inevitável no número de casos quando relaxarem os decretos.

    Em uma audiência via videoconferência com um comitê do Senado, Fauci declarou também que as escolas esperarem por uma vacina ou tratamento até a volta às aulas, em setembro, é uma expectativa alta demais. No entanto, ele se mostrou otimista de que uma vacina estará pronta dentro de um ano ou dois.

    Ouça o podcast:

    América Decide: A pressão dupla do vírus e do desemprego

    Fauci, que é o chefe do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas, foi moderado, mas espontâneo, em seu depoimento sobre os esforços do governo para conter a pandemia e suspender as quarentenas. Essa foi a primeira audiência do Senado sobre a Covid-19 desde março.

    O médico disse que não tem uma relação conflituosa com Donald Trump, mas sua fala contrastou com o discurso do presidente dos EUA nos últimos dias para que os estados reabram o comércio

    “Minha preocupação é que algumas áreas — cidades, estados ou o que quer que seja — pulem algumas fases e reabram prematuramente, sem ter a capacidade de responder com eficiência. Minha preocupação é que comecemos a ver pequenos surtos se tornarem epidemias”, disse. 

    Intitulada “Covid-19: Voltando ao trabalho e à escola com segurança”, a audiência foi um lembrete dos desafios impostos pela pandemia e o esforço do Congresso para continuar operando com algum resquício de normalidade. Todas as testemunhas e líderes do comitê participaram remotamente. O chefe do grupo, senador Lamar Alexander, não estava presente porque está em isolamento após ter contato com alguém que foi diagnosticado com a doença.