Fortes chuvas na Sibéria deixam ao menos 100 casas submersas
Mais de 100 pessoas, incluindo 31 crianças, foram retiradas de áreas inundadas

Fortes chuvas causaram uma forte elevação do nível dos rios em muitos distritos na Sibéria Oriental da Rússia, uma região extensa, porém pouco povoada.
A direção regional da cidade de Yakutsk, do Ministério Russo para Situações de Emergência, lançou uma operação de resgate em larga escala nas áreas afetadas, segundo a assessora de imprensa Ksenia Rakhmatullina.
"Segundo estimativas iniciais, 376 quintais, 93 prédios residenciais e duas estradas foram inundados em oito vilarejos", falou Rakhmatullina.
Mais de 100 pessoas, incluindo 31 crianças, foram retiradas das áreas inundadas.
Segundo autoridades, abrigos foram preparados com antecedência.
"Atualmente, eles acomodam 57 pessoas, incluindo 31 crianças. Outros que saíram de casa ficam com amigos e parentes", acrescentou a assessora de imprensa.
As pessoas com mobilidade reduzida e as crianças estão sendo transportadas para a capital regional da República Sakha, Yakutsk, na Sibéria, informou a direção de emergência por meio do canal oficial no Telegram.
Mais de 200 equipes de emergência e cerca de 60 veículos aéreos, aquáticos e terrestres estão sendo mobilizados como parte da operação de resgate em andamento.
Os animais também foram recuperados. Os rebanhos de gado estão sendo levados para um local seguro, informou a direção.
"Hoje salvamos um bezerro, há galinhas ali, e nosso personagem principal é um hamster, um VIP", falou um socorrista.
