G7 e aliados alertam a Rússia sobre uso de tropas norte-coreanas na Ucrânia

Países ocidentais indicam presença de mais de 10 mil soldados de Pyongyang no país

Angelo Amante, da Reuters
Visão externa do Kremlin, a sede do governo russo  • Reuters
Compartilhar matéria

Ministros das Relações Exteriores do G7 e três aliados importantes disseram nesta terça-feira (5) que estavam gravemente preocupados com o envio de tropas norte-coreanas para a Rússia e a possibilidade de serem usadas na guerra contra a Ucrânia.

"O apoio direto da RPDC (Coreia do Norte) à guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia, além de mostrar os esforços desesperados da Rússia para compensar suas perdas, marcaria uma expansão perigosa do conflito", disseram os ministros em um comunicado.

Além dos membros do G7 -- Estados Unidos, Japão, Itália, Grã-Bretanha, Alemanha, França e Canadá -- a declaração também foi assinada pela Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia.

Os ministros disseram que condenaram "nos termos mais fortes possíveis" o aumento da cooperação militar entre a Coreia do Norte e a Rússia, incluindo a "aquisição ilegal" de mísseis balísticos norte-coreanos pela Rússia.

Eles disseram estar profundamente preocupados com o potencial de qualquer transferência de tecnologia nuclear ou de mísseis balísticos para a Coreia do Norte e que trabalhariam com parceiros internacionais "para uma resposta coordenada a esse novo acontecimento".