Internado, papa Francisco faz reunião de trabalho no hospital, diz Vaticano

Pontífice possui casos pendentes como novas nomeações que precisavam de aprovação

Crispian Balmer e Joshua McElwee, da Reuters
Homenagens do lado de fora do hospital onde o papa Francisco se internou,  • Reprodução/Reuters
Compartilhar matéria

O papa Francisco, em estado crítico com pneumonia dupla, está alerta e se encontrou com autoridades do Vaticano no hospital para discutir questões de trabalho, relatou a Santa Sé nesta terça-feira (25).

O pontífice de 88 anos passa por seu 12º dia no hospital Gemelli de Roma, a mais longa internação hospitalar de seu papado de quase 12 anos.

"Francisco descansou bem a noite toda", relatou o Vaticano em uma declaração de uma frase que não forneceu mais detalhes.

Um funcionário do Vaticano, que não quis ser identificado porque não estava autorizado a discutir a condição do papa, informou que o pontífice estava comendo normalmente, se movimentando pelo quarto do hospital e continuando seu tratamento.

A Santa Sé explicou que Francisco se encontrou com seu segundo na linha, o cardeal Pietro Parolin, e o representante de Parolin na segunda-feira (24).

O funcionário também pontuou que eles discutiram vários casos pendentes para a santidade. O Vaticano anunciou novas nomeações que precisariam da aprovação do papa.

Ocasionalmente o pontífice tem trabalhado no hospital, já que os negócios do Vaticano continuam a todo vapor mesmo durante sua hospitalização.

Giorgia Meloni, primeira-ministra italiana, foi a única outra visitante VIP conhecida do papa, que o visitou em 19 de fevereiro.

Na segunda-feira, a Santa Sé declarou que a condição de Francisco continuava crítica, mas havia mostrado uma "pequena melhora", acrescentando que uma "insuficiência renal leve", relatada pela primeira vez no fim de semana, não era motivo de preocupação.