Israel entrega 2.000 vacinas contra a Covid-19 às autoridades palestinas

Ação faz parte de uma transferência planejada de um total de 5 mil vacinas acertada no final da semana passada

Sam Kiley da Abeer Salman, da CNN
Israel enviou lotes de vacinas para as autoridades palestinas
Israel enviou lotes de vacinas para as autoridades palestinas  • Foto: Reuters
Compartilhar matéria

 

O Ministério da Defesa de Israel diz que coordenou a passagem de 2.000 doses da vacina da Moderna para a Autoridade Palestina para uso por médicos.

O ministério disse que as doses eram do estoque de vacinas de Israel e que a transferência ocorreu na manhã desta segunda-feira (1º).

A ação faz parte de uma transferência planejada de 5 mil vacinas acertada no final da semana passada.

O porta-voz do governo da Autoridade Palestina, Ibrahim Melhem, confirmou o recebimento das doses e disse à CNN que os 3.000 restantes são esperados nos próximos dias.

A notícia vem várias semanas depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que teve discussões informais com o Ministério da Saúde de Israel sobre uma possível transferência em meio a críticas de que Israel não estava incluindo palestinos na Cisjordânia e Gaza em seu programa de vacinação recorde.

Israel rejeitou veementemente as alegações de que o direito internacional significa que ele é responsável pela vacinação dos palestinos nos territórios ocupados, apontando, em vez disso, para os Acordos de Oslo, assinados com os palestinos na década de 1990, que atribuem a responsabilidade pela prestação de cuidados de saúde à Autoridade Palestina.