Kamala diz que compromisso dos EUA em defender membros da Otan é “resistente”

Defenderemos cada centímetro do território da Otan, repete a frase de Biden a vice-presidente em pronunciamento na Romênia

U.S. Vice President Kamala Harris meets Polish Prime Minister Mateusz Morawiecki at the Chancellery in Warsaw, Poland, on March 10, 2022. (Photo by Mateusz Wlodarczyk/NurPhoto via Getty Images)
U.S. Vice President Kamala Harris meets Polish Prime Minister Mateusz Morawiecki at the Chancellery in Warsaw, Poland, on March 10, 2022. (Photo by Mateusz Wlodarczyk/NurPhoto via Getty Images) NurPhoto via Getty Images

Kevin Liptakda CNN

Ouvir notícia

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, chamou o compromisso dos Estados Unidos de defender os membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) de “couraçado” em comentários durante sua viagem ao Leste Europeu. Couraçado ou encouraçado é uma estrutura blindada, impenetrável, resistente.

“Levamos muito a sério nosso papel e as relações que temos dentro da aliança da Otan”, disse Harris em entrevista coletiva conjunta com o presidente romeno Klaus Iohannis. “Levamos a sério e estamos preparados para agir de acordo com as palavras que falamos quando dizemos que um ataque contra um é um ataque contra todos.”

“Estamos firmes em nosso compromisso”, ela continuou. “Quando digo e repetimos repetidamente, o presidente Joe Biden diz: ‘Defenderemos cada centímetro do território da Otan.”

A vice-presidente americana disse que responder à invasão russa da Ucrânia significa reafirmar o compromisso da Otan. “Temos certeza de que o trabalho a ser feito em resposta à guerra de Vladimir Putin inclui permanecer forte dentro da aliança para apoiar as necessidades de nossos parceiros”, disse ela.

Harris elogiou o apoio da Romênia aos refugiados ucranianos, dizendo que as necessidades humanitárias são “significativas e imediatas”.

Ela disse que os EUA comprometeriam mais fundos para ajudar a aliviar a crise humanitária na Europa. Harris também foi questionada sobre a possibilidade de a guerra se estender à Romênia.

“No que se refere ao que pode ser a conduta futura de Putin, não posso especular”, disse Harris. “Mas estamos claros em nossa posição, que como membro da Otan, um ataque contra um é um ataque contra todos.”

O presidente romeno procurou minimizar os temores de que Putin pudesse estar de olho na Romênia em seguida.

“Não temos informações de que a Romênia representaria um alvo de agressão”, disse. “Por outro lado, está muito claro, está muito claro que essa ação russa, essa guerra iniciada contra a Ucrânia, definitivamente criou um resultado difícil de produzir, uma empresa visível, um resultado claro. E é representado pela unidade da Otan. “

Mais Recentes da CNN