Musk não garantirá contratos com o governo “se houver conflito”, diz Trump

Presidente dos EUA ressaltou que está verificando pessoalmente para garantir que nenhum conflito apareça

Donald Judd, da CNN
Trump lança plano de otimização da força de trabalho para pasta de Musk
Trump lança plano de otimização da força de trabalho para pasta de Musk  • REUTERS
Compartilhar matéria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que Elon Musk não garantirá novos contratos governamentais "se houver conflito" entre o recém-formado Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) e seus interesses comerciais privados.

Trump não descartou explicitamente que qualquer uma das empresas de Musk — que incluem a Tesla, a fabricante de foguetes SpaceX, o X e a empresa de neurotecnologia Neuralink — possa continuar com contratos governamentais lucrativos enquanto o empresário estiver servindo no governo.

Mas ele insistiu que o bilionário não garantiria contratos em áreas onde há possíveis conflitos com seu trabalho no governo.

"Não, não se houver um conflito — se não houver conflito, eu acho, que diferença isso faz?", comentou Trump em resposta a uma pergunta de Kaitlan Collins, da CNN, nesta quinta.

"Mas não o deixaremos fazer nada, nada que tenha a ver com um conflito", destacou.

O presidente americano ressaltou que está verificando pessoalmente para garantir que nenhum conflito apareça. “Primeiro, ele não faria isso, e segundo, não vamos deixá-lo fazer nada com conflito de interesses”, pontuou.

No início desta semana, Musk insistiu que suas ações “são totalmente públicas”.

O presidente também elogiou o trabalho do DOGE até agora, dizendo que, embora a equipe concentrasse a atenção no Internal Revenue Service, não fecharia a agência.