Nancy Pelosi: "Visita a Taiwan está alinhada com política de longa data dos EUA"

Em comunicado, presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, afirmou que chegada de delegação não contradiz

Doina Chiacu, Chris Gallagher e Katharine Jackson, da Reuters, em Washington
Compartilhar matéria

A presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, chegou a Taiwan nesta terça-feira (2) com uma mensagem clara para a China, dizendo que o compromisso dos Estados Unidos com uma Taiwan democrática é mais importante do que nunca.

Em uma visita que atraiu crítica imediata de Pequim, Pelosi se tornou a primeira visita oficial a Taiwan por um presidente da Câmara norte-americana em 25 anos.

"A visita de nossa delegação do Congresso a Taiwan honra o compromisso inabalável dos Estados Unidos em apoiar a vibrante democracia de Taiwan", disse Pelosi em comunicado logo após o desembarque.

Ela acrescentou que a visita de sua delegação no Congresso, que inclui uma pernoite, está completamente alinhada com a política de longa data dos EUA em Taiwan.

As discussões com a liderança de Taiwan se concentrarão em interesses compartilhados, incluindo o avanço de um Indo-Pacífico livre e aberto, disse Pelosi.

"A solidariedade da América com os 23 milhões de habitantes de Taiwan é mais importante hoje do que nunca, já que o mundo enfrenta uma escolha entre autocracia e democracia", disse Pelosi no comunicado, divulgado quando a China condenou sua visita e disse que prejudicaria gravemente a Sino-EUA. relações.

Em um artigo de opinião do Washington Post divulgado logo após seu desembarque, Pelosi descreveu suas razões para a visita, elogiando o compromisso de Taiwan com um governo democrático enquanto criticava a China por ter aumentado dramaticamente as tensões com Taiwan nos últimos anos.

"Diante da agressão acelerada do Partido Comunista Chinês (PCC), a visita de nossa delegação no Congresso deve ser vista como uma declaração inequívoca de que os Estados Unidos estão com Taiwan", escreveu Pelosi .