Navio de guerra dos EUA derruba míssil Houthi no Mar Vermelho


Um míssil de cruzeiro lançado pelos Houthis no Mar Vermelho na noite de terça-feira (30) chegou a cerca de um quilômetro de um destróier dos Estados Unidos antes de ser abatido, disseram quatro autoridades dos EUA à CNN, o mais próximo que um ataque Houthi chegou de um navio de guerra americano.
No passado, estes mísseis foram interceptados por destróieres norte-americanos na área, de cerca de 13 quilômetros, disseram as autoridades. Mas o USS Gravely teve de usar o seu Sistema de Armas de Defesa Próxima (SADP) pela primeira vez desde que os EUA começaram a interceptar os mísseis Houthi no final do ano passado, e acabaram por derrubar o míssil com sucesso, disseram as autoridades.
O SADP, uma metralhadora automatizada projetada para interceptações de curto alcance, é uma das últimas linhas defensivas que o navio tem para abater um míssil que se aproxima quando outras camadas de defesa não conseguem interceptá-lo.
O episódio enfatiza a ameaça que os Houthis representam para os recursos navais e a navegação comercial dos EUA no Mar Vermelho, apesar dos vários ataques dos americanos e da britânicos às infra-estruturas dos Houthi no Iêmen. A situação também ocorre poucos dias depois de três militares dos EUA terem sido mortos num ataque de drones por militantes apoiados pelo Irã num posto avançado dos EUA na Jordânia.