Opositor do Kremlin é detido em frente à sua casa em Moscou
Políticos de oposição e reportagens da mídia local confirmaram a detenção de Vladimir Kara-Murza, que já sobreviveu a duas tentativas de envenenamento
Vladimir Kara-Murza, um proeminente crítico do Kremlin que sobreviveu a duas tentativas de envenenamento, foi detido do lado de fora de seu prédio em Moscou na segunda-feira (11), de acordo com o político de oposição russo Ilya Yashin e reportagens da mídia.
“Vladimir Kara-Murza foi detido pela polícia em Moscou perto de sua casa”, disse Yashin no Twitter. “Ainda não está claro para quê”.
Yashin disse à CNN que soube da detenção pelo advogado de Kara-Murza. A agência de notícias estatal russa RIA Novosti também noticiou a detenção de Kara-Murza citando seu advogado, Vadim Prokhorov.
“Acabei de descobrir sobre sua detenção, até agora não posso dizer os detalhes”, disse Prokhorov à RIA Novosti. Uma entrevista com Kara-Murza foi ao ar no “Big Picture with Sara Sidner” na CNN na segunda-feira. A figura da oposição condenou o que ele chama de “agressão” do presidente russo Vladimir Putin na Ucrânia.
Ele disse a Sidner que acredita que a guerra na Ucrânia acabará com o regime de Putin.
“Não tenho absolutamente nenhuma dúvida de que o regime de Putin vai acabar com esta guerra na Ucrânia, não significa que vai acontecer amanhã. As duas principais questões são tempo e preço e por preço, não quero dizer monetário – quero dizer o preço de sangue humano e vidas humanas que já foi horrendo, mas o regime de Putin vai acabar com isso e haverá uma Rússia democrática depois de Putin”, disse Kara-Murza à CNN.