Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pepe Mujica revela que foi diagnosticado com tumor no esôfago

    Ex-presidente do Uruguai divulgou diagnóstico durante coletiva de imprensa

    Luciana Taddeoda CNN , em Buenos Aires

    O ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica revelou nesta segunda-feira (29) que foi diagnosticado com um tumor de esôfago. Em coletiva de imprensa, ele afirmou que continuará militando, mas não deu detalhes da gravidade da doença, nem de como será seu tratamento.

    Mujica, de 88 anos, contou que foi diagnosticado quando foi fazer um check-up na última sexta (26). Ele explicou que o tratamento é complexo por uma doença imunológica que tem há mais de 20 anos. “[Isso] afetou, entre outras coisas, os rins, o que cria óbvias dificuldades para quimioterapia e cirurgia”, expressou.

    Ele disse ainda que ainda avaliam o tratamento pelo qual ele passará e não deu mais detalhes: “Não sou médico, não tenho ideia do que vão fazer. De medicina não me perguntem nada”, disse aos jornalistas.

    “Vou continuar militando com meus companheiros, fiel à minha maneira de pensar e entretido com meus legumes, com minhas galinhas”, garantiu o ex-presidente esquerdista, afirmando que enquanto aguentar se manterá ativo.

    Ele deu a entender, no entanto, que vê a morte se aproximar. “Mais de uma vez na minha vida a morte andou rondando a cama, mas continuou próxima todos esses anos. Certamente, por razões óbvias, desta vez a foice vem em punho e veremos o que acontece”, disse o ex-presidente.

    Em 2021, Mujica foi internado emergencialmente e teve que fazer uma cirurgia para a retirada de uma suposta espinha de peixe que entalou em seu esôfago. Identificou-se, no entanto, uma úlcera na região.

    “Quero transmitir para as meninas e meninos do nosso país que a vida é linda e se desgasta (…) não tem sentido que a sacrifiquem por estupidezes”, disse ele em seu pronunciamento, complementando que é preciso transformar a raiva em esperança e “voltar a começar cada vez que se cai”.

    Mujica, presidiu o Uruguai entre 2010 e 2015. Após deixar o poder, desempenhou-se como senador até 2020. Ele lidera o Movimento de Participação Popular do partido esquerdista Frente Ampla.

    Nos anos 1970, Mujica foi guerrilheiro do Movimento de Libertação Nacional Tupamaros e acabou preso de 1972 a 1984.

    Seu estilo pouco afeito a luxos durante a presidência o tornou conhecido e admirado ao redor do mundo.

    Tópicos