Por causa da Covid-19, Bélgica prolonga lockdown até o dia 1º de abril

Bares e restaurantes, que estão fechados desde outubro passado, permanecerão assim, como outras instalações comuns

James Frater, da CNN
Cientistas estudam variações do coronavírus
Governo belga prolomgou lockdown no país, por causa da pandemia de Covid-19  • Foto: Phil Noble/Reuters
Compartilhar matéria

As medidas de bloqueio por causa da Covid-19 na Bélgica foram estendidas até 1º de abril, mas algumas restrições serão relaxadas a partir de 13 de fevereiro, anunciou o primeiro-ministro em entrevista coletiva nesta sexta-feira (5).

Cabeleireiros poderão reabrir em 13 de fevereiro sob condições estritas, e outras profissões não médicas, como esteticistas e tatuadores, podem reabrir a partir de 1º de março. Bares e restaurantes, que estão fechados desde outubro passado, permanecerão assim, como outras instalações comuns.

“A situação do coronavírus em nosso país está bastante estável desde o início de dezembro, vimos que as internações estão diminuindo e o número de óbitos está diminuindo. Mas, por outro lado, vemos que o número de infecções confirmadas continua aproximadamente no mesmo nível ”, disse o primeiro-ministro belga Alexander De Croo.

De Croo atribuiu a estabilidade nos casos às pessoas que seguem as regras, e disse que eles terão que ser "particularmente cuidadosos com a situação" se as medidas forem relaxadas.

“Pedimos aos especialistas que traçassem um caminho claro, levando em consideração não só o número de infecções, hospitalizações e mortes, mas também o estado das vacinações, em particular dos grupos vulneráveis”, acrescentou De Croo.

As autoridades belgas esclareceram em um comunicado que, embora a prorrogação pudesse estar em vigor até 1º de abril, "não significa que nenhuma decisão ou revisão provisória seja possível".