Protesto em Londres tem confusão e estátua de comerciante de escravos derrubada
Grupo em apoio ao movimento ‘Vidas Negras Importam’ tentou entrar na sede das relações exteriores da Inglaterra
Manifestantes entraram em confronto com a polícia em Londres neste domingo, durante protesto antirracista em apoio ao movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), iniciado após a morte do americano negro George Floyd por um policial branco no último dia 25.
A confusão aconteceu após tentativa de invasão na sede das relações exteriores e da economia. Os policiais realizaram um bloqueio para impedir a passagem dos manifestantes. O local é uma via pública, com arcos, e não tem portões.
Leia também:
Trump tentou colocar 10 mil soldados em Washington
Após um momento de tensão, parte dos manifestantes deixou o local. Muitos deles, porém, continuaram e a polícia teve de solicitar reforços. Dois grandes ‘cordões humanos’ foram feitos para poder controlar a situação.
Estátua ‘rolando’ por Bristol
A repórter da CNN, Denise Odorissi, explicou direto de Londres um fato que chamou a atenção pelo mundo durante os atos na Inglaterra. Manifestantes derrubaram uma estátua de um dos fundadores da cidade de Bristol, Edward Colston.
“Havia uma demanda para que a estátua fosse tirada”, contou a repórter da CNN. “A estátua é de cobre, do século 17, de um comerciante de escravos. Ela foi derrubada pelos manifestantes. Eles rolaram a estátua pela cidade até jogar no rio que corta Bristol”.
(Edição: André Rigue)