Rússia poderia enviar gás por outros gasodutos, mas opta por não mandar, diz UE
Porta-voz da Comissão Europeia afirma que outras rotas podem compensar o fechamento do gasoduto Nord Stream 1
A Rússia poderia enviar mais gás para a Europa através de outras rotas para compensar o fechamento do gasoduto Nord Stream 1, mas Moscou opta por não fazer isso, disse um porta-voz da Comissão Europeia nesta segunda-feira (5).
“Se houvesse um problema técnico que impedisse o fornecimento via Nord Stream 1, haveria a possibilidade, se houvesse vontade, de entregar gás à Europa através de outros gasodutos. Isso é algo que não estamos vendo acontecer”, disse o porta-voz.
O porta-voz acrescentou que esse comportamento é prova de que a Rússia “arma” seus suprimentos de gás para a Europa. A gigante russa de gás Gazprom culpou o fechamento do Nord Stream 1 por sanções ocidentais e problemas técnicos.
Aumento do preço do gás
A alta dos preços do gás na Europa na segunda-feira faz parte da estratégia do presidente russo, Vladimir Putin, e a consequência pretendida da Rússia interromper o fluxo de gás através do gasoduto Nord Stream 1, disse um porta-voz do governo alemão.
Falando à imprensa, o porta-voz disse que há meses difíceis pela frente, mas que o governo está trabalhando para atenuar o efeito do aumento do preço da energia.
(Edição de William Maclean e Miranda Murray)