Russos bombardeiam posições até 800 vezes ao dia, diz comandante ucraniano

Valeriy Zaluzhny reconheceu que as forças russas "continuam avançando" na região do Donbass, no leste da Ucrânia

Tim Lister e Kostan Nechyporenko, da CNN
Policial caminha ao lado de prédio de escola danificado por ataque russo na região ucraniana de Donbass  • 22/05/2022 REUTERS/Anna Kudriavtseva
Compartilhar matéria

Valeriy Zaluzhny, comandante em chefe das Forças Armadas da Ucrânia, reconheceu que as forças russas "continuam avançando" na região leste do país, mas disse que a situação "intensa" está "totalmente controlada".

"Informei meu colega sobre a situação na linha de frente. É intensa, mas totalmente controlada", disse Zaluzhny após conversar com o general Wayne Donald Eyre, chefe do Estado-Maior de Defesa do Canadá.

Zaluzhny acrescentou que "o inimigo continua avançando ao longo de toda a linha de frente. Ao mesmo tempo, realiza cerca de 700-800 [ações de] bombardeio de nossas posições todos os dias, usando de 40 mil a 60 mil peças de munição".

Essa estimativa está de acordo com muitas feitas por analistas ocidentais sobre o volume de munição usado pelas forças russas, após uma relativa calmaria no início de julho.

"Os principais esforços do inimigo estão concentrados em afastar nossas tropas do oblast de Donetsk. A situação mais intensa está agora no eixo Avdiivka-Pisky-Mariinka", disse Zaluzhny.

Esse eixo é um trecho de cerca de 25 km a oeste de Donetsk.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original