Terremoto de magnitude 7,2 no Haiti deixa ao menos 304 mortos

Número de vítimas pode aumentar nas próximas horas; os tremores foram registrados em diversas regiões do país na manhã deste sábado (14)

Douglas Porto*, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Um terremoto de magnitude 7,2 atingiu o Haiti na manhã deste sábado (14) e deixou ao menos 304 mortos, segundo a última atualização do governo local. 

As primeiras intervenções foram realizadas por socorristas e pela população em geral, que ajudou a retirar feridos dos escombros. Os hospitais continuam recebendo feridos e estão lotados, com unidades instalando tendas de emergência nos pátios. 

Terremoto de magnitude 7 registrado no Haiti
Terremoto de magnitude 7 registrado no Haiti
Foto: Reprodução/U.S. Geological Survey/Google

O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, confirmou que o terremoto causou “várias mortes” em várias partes do país.

Segundo ele, “grandes danos” também foram registrados após os abalos atingirem a região de Grand’Anse, ao sudoeste do país, e Nippes, localizada a cerca de 150 quilômetros de Porto Príncipe. O terremoto foi localizado a cerca de 12 quilômetros a nordeste de Saint-Louis-du-Sud e a 13 quilômetros de profundidade.

O governo dos Estados Unidos fornecerá auxílio imediato ao Haiti. O presidente americano, Joe Biden, designou a diplomata Samantha Power para coordenar o esforço de ajuda ao país.

Terremoto provocou tragédia no país em 2010

Um terremoto de magnitude 7,0 que atingiu o Haiti em 12 de janeiro de 2010 deixou mais de 200 mil mortos e feriu centenas de milhares de pessoas.

Na época, o aeroporto de Porto Principe foi severamente abalado, o que dificultou a chegada de ajuda humanitária. 

Registros da época mostram prédios e casas completamente destruídos após os tremores. Desde então, o país, que já sofria com a pobreza extrema, não conseguiu se reerguer economicamente ou oferecer ajuda adequada aos afetados.

Tempestade Grace se aproxima do Haiti

O Haiti está na área de alcance da Tempestade Grace, que se aproxima do país entre segunda e terça-feira. 

Estão previstos fortes ventos e chuvas com grande intensidade, que podem provocar repentinas inundações no país. Ainda são esperados deslizamentos de terra em toda a região, segundo informações da metereologista da CNN, Haley Brink. 

Um alerta de tempestade tropical deve ser emitido no Haiti, assim como feito na República Dominicana, país vizinho que divide a Ilha de São Domingos.

(*Com informações de Rafaela Lara, AnneClaire Stapleton e Mohammed Tawfeeq, da CNN, e da Reuters)

Mais Recentes da CNN