Vídeo: polícia entra em universidade nos EUA para dispersar manifestantes em protesto pró-Palestina

Polícia de Nova York entrou no prédio de Columbia pela janela após solicitação da universidade para remover concentração de estudantes

Da Reuters
Momento em que Polícia da Cidade de Nova York (NYPD) entra no prédio da Universidade de Columbia para prender e dispersar manifestantes em protesto pró-Palestina  • Comissário Adjunto da NYPD/Operações Kaz Daughtry via X
Compartilhar matéria

O Departamento de Polícia da Cidade de Nova York (NYPD) divulgou um vídeo mostrando sua entrada em um prédio da Universidade de Columbia na terça-feira (30) para prender e dispersar manifestantes pró-palestinos que o ocuparam o prédio quase 24 horas antes.

A filmagem foi publicada no X pelo Vice-Comissário de Operações Kaz Daughtry, juntamente com uma declaração dizendo que a Universidade havia solicitado “assistência para retomar seu campus, que sofreu atos perturbadores de violência, formas de intimidação e destruição de propriedade”.

A operação ocorreu em meio a um esforço para remover um acampamento de protesto que a escola da Ivy League tentou desmantelar por quase duas semanas.

O local é um ponto focal de manifestações estudantis que se espalharam por dezenas de escolas nos EUA nos últimos dias, expressando oposição à guerra de Israel em Gaza.

Em três horas, o campus foi limpo de manifestantes, disse um porta-voz da polícia, acrescentando que foram feitas “dezenas” de prisões.

No início da operação, por volta das 21h, multidões de policiais com capacetes marcharam até o campus de elite na parte alta de Manhattan.

Veja o vídeo:

(Com informações de Chris Helgren, Eva Weininger, Don Pessin, Vinaya K e Lion Schellerer)