Zelensky diz que Rússia lançou 3.200 bombas contra a Ucrânia em maio

Presidente alertou que militares ucranianos não têm mísseis de defesa aérea suficientes para impedir ataques russos

Da Reuters
Moradores observam caminhões-tanque incendiados após ataque a entroncamento ferroviário em Donetsk, região ucraniana controlada pela Rússia  • 31/10/2023 REUTERS/Stringer
Compartilhar matéria

As forças russas atacaram a Ucrânia com cerca de 3.200 bombas aéreas guiadas no mês de maio, disse o presidente Volodymyr Zelensky nesta segunda-feira (27).

Falando durante coletiva de imprensa em Madri, na Espanha, ele alertou que os militares ucranianos não têm mísseis de defesa aérea suficientes para impedir a Rússia de lançar milhares de bombas por mês.

Zelenskiy afirmou que a Ucrânia precisa de pelo menos mais sete lançadores modelo Patriot para se defender, ressaltando que pressionará seus aliados para obtê-los.

Ele disse à Reuters neste mês que os aliados ocidentais estavam demorando muito para tomar decisões importantes sobre o apoio militar à Ucrânia.

Além disso, o presidente destacou que está pressionando os aliados a se envolverem mais diretamente na guerra, ajudando a interceptar mísseis russos sobre a Ucrânia e permitindo que Kiev use armas ocidentais contra equipamento militar inimigo acumulado perto da fronteira.

Zelensky visitará também capital portuguesa, Lisboa, onde deverá se encontrar com o primeiro-ministro Luis Montenegro e o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, na terça-feira (28).

Assim como fez na Espanha, ele deve assinar um acordo de armas.