Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Versátil, cogumelo ganha espaço em diversos tipos de pratos

    Alimento pode substituir frutos do mar, carnes e combina com diversos temperos e acompanhamentos, além de trazer benefícios à saúde

    Cogumelos saudáveis ​​caseiros com manteiga e tomilho
    Cogumelos saudáveis ​​caseiros com manteiga e tomilho Brent Hofacker/Adobe Stock

    Casey Barberda CNN

    Setembro é o Mês Nacional do Cogumelo. Porém, devido às capacidades férteis de cultivo e versatilidade desse alimento em muitos pratos, qualquer mês é ótimo para celebrar os fungos.

    “Os cogumelos são recicladores”, disse Olga Katic, proprietária da Mushroom Mountain, uma fazenda de cogumelos e centro educacional da Carolina do Sul, nos Estados Undios

    Eles podem crescer em subprodutos naturais, como palha de milho, cavacos de madeira, serragem, casca de sementes –e, sim, esterco– que de outra forma seriam descartados.

    Os cogumelos também são uma cultura sustentável porque não precisam de muitos recursos para florescer: “eles realmente não exigem muita água e também não exigem muito espaço”, disse Katic.

    São necessários apenas 2 galões de água para produzir um quilo de cogumelos, contra aproximadamente 1.800 galões de água para produzir um quilo de carne bovina.

    Como os cogumelos podem ser cultivados em ambientes fechados, nenhuma terra agrícola é necessária para a produção. Um acre de espaço pode produzir um milhão de cogumelos por ano, de acordo com o American Mushroom Institute.

    Além disso, os cogumelos emitem muito pouco dióxido de carbono durante o crescimento. Além de seus benefícios para o meio ambiente, os cogumelos também são ótimos para o nosso corpo.

    Eles são uma fonte saudável de fibras, proteínas, vitaminas e minerais, tendo baixo teor de gordura, colesterol e calorias. Cogumelos podem ser uma potente fonte de vitamina D que pode ser “energizada” com a luz solar, de acordo com estudos.

    “Se você pegar alguns cogumelos da loja e expor suas guelras –as costelas emplumadas na parte de baixo da tampa do cogumelo– à luz do sol, seu conteúdo de vitamina D dispara”, disse Katic.

    “Há tantos compostos interessantes neles”, acrescentou Katic, incluindo selênio, potássio e beta glucano, um tipo de fibra solúvel que pode ajudar a combater doenças cardíacas e reduzir o colesterol.

    O sabor terroso e saboroso dos cogumelos os torna um ingrediente versátil e delicioso em muitos pratos. É um equívoco comum achar que não se pode usar água para limpar cogumelos. Embora tenham um alto teor de água por conta própria, os cientistas de alimentos mostraram que os cogumelos não absorvem muita água quando enxaguados ou mesmo encharcados.

    Economize tempo na cozinha e pare de limpar cogumelos individuais. Em vez disso, lave os cogumelos em uma peneira ou coador e, em seguida, transfira suavemente para uma toalha de cozinha de algodão (não felpuda). Enrole suavemente a toalha para secar os cogumelos e depois corte ou prepare conforme necessário para a receita que você está fazendo.

    Mergulhe no vasto mundo dos fungos

    Cogumelos de botão e cogumelos crimini são as variedades mais comuns. Ambos são redondos e do tamanho de uma bola de pingue-pongue com um sabor suave. Eles são fáceis de fatiar e refogar, assumindo sabores que complementam muitas receitas.

    Os cogumelos de botão são o bebê das espécies de cogumelos Agaricus bisporus –o cogumelo mais comum, conhecido como Champignon de Paris– e são os primeiros colhidos.

    Cogumelos crimini crescem um pouco mais. Possuem uma cor marrom e têm um pouco mais de sabor. Se você não sabe que variedade de cogumelos comprar e usar para suas refeições, comece com estes, pois eles combinam com qualquer coisa.

    Faça cogumelos salteados simples que podem ser adicionados a massas, servidos sobre polenta ou risoto ou usados ​​como cobertura de bruschetta. Essas variedades também são adequadas para pratos clássicos, como bourguignon de cogumelos ou ensopado de carne.

    Os cogumelos portobello ou portabella são a versão adulta e madura do cogumelo crimini e têm um sabor mais terroso. Eles são fatiados e ocupam muito espaço para cozinhar, por isso são candidatos ideais para uma assadeira, onde podem caramelizar e carbonizar nas bordas.

    Experimente-os em tortilhas de cogumelos ou como o ingrediente principal em tigelas de arroz com cogumelos teriyaki. As tampas de portobello inteiras podem ser grelhadas como bifes ou recheadas com quase qualquer combinação de ingredientes que lhe agrade, seja espinafre e queijo, legumes e quinoa ou coberturas de pizza.

    Cogumelos maitake, também chamados de galinha da floresta, parecem pétalas de penas crescendo de um caule grosso em forma de tronco. Retire as tampas bege, parecidas com pétalas, do caule para cozinhar e guarde o caule para um caldo de cogumelo caseiro.

    Por causa de sua forma, as tampas de maitake podem ser carnudas na extremidade do caule mais grossa e delicadamente sedosas nas bordas com babados. Use isso a seu favor e asse os maitakes no forno ou frite-os ao ar para deixar as bordas crocantes, usando o mesmo método que os floretes de couve-flor.

    Para o melhor aperitivo crocante de cogumelos, faça maitakes empanados e fritos na fritadeira, fritadeira ou forno.

    Os cogumelos-ostra vêm em dois tamanhos diferentes: existem cogumelos-ostra menores, que crescem em cachos semelhantes ao maitake, e a ostra-rei maior, um cogumelo de caule grosso, também conhecido como trompete-rei. Use os cogumelos ostra pequenos, que têm uma textura macia e sabor suave, como faria com maitakes. Eles também são ótimos para absorver molhos em pratos refogados.

    Os cogumelos-ostra são incrivelmente firmes, o que os torna os melhores amigos do vegetariano para criar muitos substitutos de carne e frutos do mar. Corte-os horizontalmente em moedas e faça vieiras veganas ou lulas de cogumelos.

    Você também pode cortá-los longitudinalmente em tábuas e fazer bacon de cogumelos para churrasco. Ou rale os talos dos cogumelos –ao contrário da maioria das outras variedades mencionadas aqui, você vai querer comer os talos dos cogumelos-ostra– e faça “carne de porco desfiada” vegetariana.

    Os cogumelos enoki são finos e finos, com uma textura macia semelhante ao macarrão al dente. Como os cogumelos-ostra, seus longos caules são o evento principal.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original