Maio não é mais o mês das noivas no Brasil; saiba por que

Dados do iCasei, plataforma virtual de listas de presentes de casamento, atestam mudança no costume

Pedro N. Jordão, da CNN
Noivos estão ditando novas tendências na hora do "sim"
Tradição cristã da consagração de Maria em maio é deixada cada vez mais de lado  • Banco de imagens/Pexels/Emma Bauso
Compartilhar matéria

O mês de maio não é mais o período favorito do ano das noivas para celebrarem seus casamentos no Brasil, aponta um levantamento do iCasei divulgado nesta segunda-feira (20).

Apesar da tradição cristã da consagração de Maria em maio e da influência de países do hemisfério Norte, a maioria dos casamentos brasileiros ocorre entre os meses de setembro e novembro.

“Notamos, com o passar dos anos, que esta tradição de maio ser o mês das noivas foi sumindo. Temos, desde 2013, os meses de setembro, outubro e novembro com o maior número de celebrações”, diz Diego Magnani, diretor de comunicação do iCasei.

O iCasei é uma plataforma virtual brasileira que oferece serviços personalizados para noivos, como criação de listas de presentes virtuais.

A tendência observada no levantamento é de que os noivos criam páginas no iCasei no primeiro semestre, mas agendam as cerimônias para o segundo, sempre priorizando mais tempo para o planejamento, principalmente das noivas.

Um dos elementos que poderia favorecer a escolha dos meses do final do ano para um casamento é o clima quente do período, que torna possível, por exemplo, celebrações ao ar livre, em praias e espaços menos convencionais.