Rio libera funcionamento de cinemas e teatros com metade da capacidade
A nova medida de reabertura foi anunciada pelo prefeito Marcelo Crivella (Republicanos)

A Prefeitura do Rio de Janeiro liberou, a partir da próxima segunda-feira (14), o funcionamento de cinemas, teatros e anfiteatros, com o limite de 50% da capacidade e marcação de lugares.
A nova medida de reabertura foi anunciada pelo prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (11).
Além dos cinemas, também foi autorizada a volta do comércio de rua, incluindo galerias e centros comerciais. Os estabelecimentos deverão seguir as medidas sanitárias que visam evitar a propagação da Covid-19.
Crivella anunciou também a proibição, a partir das 22h, da venda de bebidas alcoólicas para consumo externo nos bares e restaurantes. A medida também vale para os vendedores ambulantes.
Durante o feriado prolongado da independência, os bares do Rio ficaram tão cheios que havia pessoas no meio da rua. Na cidade, a prefeitura autoriza o funcionamento dos estabelecimentos até 1h da manhã.
Assista e leia também:
Voluntária da Coronavac faz diário para monitorar eficácia da vacina
Será que certos tipos sanguíneos nos tornam mais vulneráveis à Covid-19?
Muitas pessoas perderam o olfato com o novo coronavírus. Será que ele volta?
A Prefeitura também tornou mais rigorosa a punição para quem descumprir as regras. Agora, o estabelecimento comercial que desobedecer às determinações e promover aglomerações, incluindo os quiosques de praia, será interditado por sete dias, e não mais 24 horas.
O valor da multa será de R$ 13 mil e, em caso de reincidência, dobrará para R$ 26 mil.
Com as praias também cheias após as altas temperaturas, Crivella anunciou que estacionar veículos na orla da cidade passa a ser proibido nos finais de semana e feriados.
Segundo o prefeito, as medidas foram tomadas em parceria com o governo estadual.
*Com supervisão de Evelyne Lorenzetti