Abin alerta Justiça Eleitoral para ameaça de saques e fogo em ônibus no Amapá

Agência identificou a organização de atos de vandalismo por grupos criminosos, caso a eleição municipal fosse mantida na capital Macapá, atingida pelo apagão

Thais Arbex, da CNN
Compartilhar matéria

Relatório sigiloso da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) entregue ao Tribunal Regional Eleitoral do Amapá e enviado ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) identificou a organização de atos de vandalismo por grupos criminosos, caso a eleição municipal fosse mantida na capital Macapá no próximo domingo (15). 

Em um dos áudios captados pelas autoridades de inteligência, e obtido pela CNN, um homem diz que “se não chegar energia pra ele, mano, tu já viu, vamo pegar o barato e fazer um bagulho doido: tacar fogo em carro, ônibus, saquear loja, quebrar tudo. Endoidar o bagulho daquele jeitão”. 

A CNN apurou que, segundo o monitoramento da Abin, os atos estavam sendo articulados para o dia da eleição. Em outra mensagem disparada entre os criminosos, que também consta no relatório sigiloso da agência, eles dizem: “Vamos tacar o terror”.

De acordo com relatos feitos à CNN, as autoridades de segurança do Estado relataram à Justiça Eleitoral dificuldade de a Polícia Militar garantir a segurança dos eleitores na capital. O efetivo de policiais estaria reduzido por conta da pandemia do novo coronavírus.

Amapá
Amapá sofre apagão após incêndio em subestação; Macapá decreta calamidade pública e população sofre com crise de desabastecimento (06.nov.2020)
Foto: Maksuel Martins/Estadão Conteúdo

 

Tópicos
Abin alerta Justiça Eleitoral para ameaça de saques e fogo em ônibus no Amapá | CNN Brasil