Aeroporto de Congonhas registra cancelamentos e filas nesta segunda-feira (10)

De acordo com dados apurados pela CNN, foram 286 voos cancelados entre domingo (9) e segunda-feira (10), incluindo chegadas e partidas

Lucas Rocha, Anthony Wells e Carolina Figueiredo, da CNN, em São Paulo
  • Felipe Rau/Estadão Conteúdo
Compartilhar matéria

O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, registra cancelamentos, atrasos e filas nesta segunda-feira (10). No domingo, o aeroporto permaneceu interditado por quase nove horas devido a um incidente com um avião de pequeno porte, segundo a Infraero.

Nesta segunda-feira, pelo menos 20 voos apresentaram atraso, sendo três pousos e 17 decolagens do aeroporto. Os cancelamentos chegam a 53, entre 33 voos de chegada e 20 partidas. De acordo com dados apurados pela CNN, foram 286 voos cancelados de ontem para hoje, incluindo chegadas e partidas.

As alterações em Congonhas também refletiram na operação do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que registrou pelo menos sete atrasos e seis cancelamentos.

Acidente

Segundo o comunicado da Infraero, a pista foi interditada às 13h32, após uma aeronave de pequeno porte apresentar problemas durante o pouso, causando saída de pista e parando na taxiway. Cinco pessoas estavam na aeronave e não sofreram ferimentos. O avião saiu às 12h16 de Foz do Iguaçu, no Paraná, e pousou em São Paulo por volta de 13h30.

As investigações sobre a causa do acidente estão sendo conduzidas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), órgão do Comando da Aeronáutica.

O aeroporto, que é um dos maiores do país, tem cerca de 225 voos por dia e só realiza voos nacionais. Após leilão de concessão vencido pela espanhola Aena em agosto, a empresa passará a ser a responsável pela administração do aeroporto. A companhia já administra os terminais de Maceió, Recife, João Pessoa, Aracaju, Juazeiro do Norte e Campina Grande, arrematados na quinta rodada de concessão, em 2019.

(Com informações de Bárbara Brambila e Pedro Zanatta)