Pesquisa: 87% querem ser mais sustentáveis, mas só 35% mudam comportamentos

Preço é principal barreira para que brasileiros adotem medidas de menor impacto climático

Duda Cambraia, da CNN
Pilha de moedas em progressão, cada uma com uma árvore no topo, enquanto uma pessoa está atrás delas
Pesquisa: 87% dos brasileiros querem fazer escolhas mais sustentáveis  • Pixabay
Compartilhar matéria

Segundo o estudo Sustainability Sector Index (SSI), da Kantar, 87% dos brasileiros querem fazer escolhas mais sustentáveis, mas apenas 35% deles estão mudando ativamente seu comportamento.

Dentre os entrevistados para a pesquisa, 35% acreditam que hábitos sustentáveis são muito caros, por isso não adotam esse estilo de vida. Outros 33% acham que não há informação suficiente sobre o tema e, em terceiro lugar, 20% pensam que é impossível saber exatamente qual o impacto ambiental ou social essas ações realmente têm.

O estudo se baseia em entrevistas com cerca de 23 mil consumidores em 22 mercados. No Brasil, foram realizadas mil entrevistas no período de novembro de 2024 a janeiro de 2025.

Comparando os resultados nacionais com os dados globais, a pesquisa mostra que 85% das pessoas querem tomar decisões mais sustentáveis, mas apenas 29% estão mudando ativamente esses comportamentos.

Na América Latina, a pesquisa fez as mesmas perguntas apenas para o México, onde 94% dos entrevistados responderam que querem tomar decisões mais sustentáveis, mas apenas 35% realmente o fazem.

“Então a gente pode notar que isso não é uma coisa só do Brasil ou específica de determinadas culturas, é um desafio que pessoas do mundo inteiro estão passando”, afirmou Rafael Farias Teixeira, executivo de marketing da Kantar Brasil, à CNN.

Marcas e sustentabilidade

O estudo também perguntou aos mil entrevistados sobre as ações sustentáveis e sociais usadas pelas marcas. A pesquisa revela que 58% dos brasileiros relataram ter visto ou escutado informações falsas ou enganosas sobre as ações sustentáveis das marcas. Isso é um aumento de oito pontos percentuais em relação à última edição do estudo.

Por outro lado, 55% dos entrevistados dizem que experimentaram ou usaram marcas que têm um impacto ambiental ou social mais positivo, ou estão abertos à ideia. E 50% das pessoas dizem que compraram menos ou pararam de comprar certos produtos/serviços devido ao seu impacto ambiental ou social negativo.