Estado de emergência no Japão, COVID-19 pelo mundo e mais da tarde de 6 de abril

5 Fatos Tarde, apresentado por Luciana Barreto, repercute as notícias do avanço do coronavírus (COVID-19) pelo mundo

Compartilhar matéria

A preparação para o decreto de estado de emergência no Japão, a tigresa diagnosticada com o novo coronavírus, a alta nas mortes nos Estados Unidos, a nova crise entre Brasil e China e os casos oficiais no território nacional são os destaques do 5 Fatos Tarde desta segunda-feira, 6 de abril, de 2020, apresentado por Luciana Barreto.

Estado de emergência 

Medidas de isolamento social são prorrogadas no mundo todo. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, prepara um pacote de alívio econômico e decreto do estado de emergência por 30 dias. O país tem menos de 100 mortos pelo novo coronavírus. Na Espanha, o surto começa a desacelerar. Foram 637 mortos em um dia. Ao todo, 13 mil.

Situação nos EUA

Nos Estados Unidos, a situação é dramática. O porta-voz de Saúde Pública do governo federal, Jerome Adams, declarou que o país ainda não atingiu o pico da COVID-19. São mais de 300 mil infectados e quase 10 mil mortos.

Tigresa diagnosticada

O Departamento de Agricultura dos EUA aconselha a quem tenha sintomas ou testado positivo para COVID-19 que evite contato com animais, inclusive cães e gatos. O alerta foi feito depois da confirmação de que uma tigresa do zoológico do Bronx, em Nova York, tem o novo coronavírus. O animal teve sintomas de doença respiratória e e perda de apetite, mas passa bem.

China x Brasil

As relações diplomáticas com a China voltaram ao foco no Brasil. O embaixador Yang Wanming afirmou que "o lado chinês aguarda uma declaração oficial do lado brasileiro sobre as palavras feitas pelo ministro da educação, membro do governo brasileiro. Nós somos cientes de que nossos povos estão do mesmo lado ao resistir às palavras racistas e salvaguardar nossa amizade". O ministro da Educação, Abraham Weintraub, publicou uma capa do gibi da Turma da Mônica ironizando a China, local onde a pandemia do novo coronavírus começou. O ministro apagou o post.

Casos pelo Brasil

Dados levantados pela CNN com as secretarias estaduais de Saúde apontam 11.486 casos e 494 mortes pelo novo coronavírus no Brasil. Apenas dois estados ainda não registraram mortes: Acre e Tocantins. São Paulo lidera o número de mortes: são 275.

Tópicos
Estado de emergência no Japão, COVID-19 pelo mundo e mais da tarde de 6 de abril | CNN Brasil