Presos fazem policial penal refém e tentam fugir de presídio no Rio de Janeiro
Um dos detentos simulou que precisava de atendimento médico enquanto os outros tentavam colocar o plano de fuga em prática
Cinco presos que estavam em um dos presídios do Complexo Penitenciário de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, fizeram um policial penal de refém na manhã de domingo (10). Eles ocupavam uma área reservada do Presídio Nelson Hungria e estavam isolados de outros presos.
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), um dos detentos simulou que precisava de atendimento médico. Enquanto o policial penal providenciava o atendimento, outros presos fizeram o agente de refém para tentar fugir.
A ação, no entanto, segundo a SEAP, foi prontamente desmobilizada pela equipe da unidade prisional. Ainda segundo a secretaria, o ataque se tratou de uma tentativa de fuga frustrada e não teve qualquer relação com o coletivo de presos do presídio.
A SEAP não confirmou se os presos chegaram a colocar fogo em objetos e tentaram obstruir a entrada de policiais na galeria. E se houve disparos por parte dos policiais penais na tentativa de libertar o agente que estava com os detentos.
Ao todo, três presos foram transferidos para a Penitenciária Laércio da Costa Pellegrino, em Bangu 1, que é uma unidade de segurança máxima. Os demais seguem no isolamento do Presídio Nelson Hungria. Todos vão responder a Procedimento Administrativo Disciplinar.