Só 2,5% das escolas do RJ estão aptas para receber alunos na próxima quarta (24)

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, 38 das 1543 unidades estão prontas para receber estudantes da pré-escola, 1º e 2º anos

Cleber Rodrigues, da CNN, no Rio de Janeiro
Sala de aula com distanciamento entre carteiras no Colégio Objetivo, no Rio
Sala de aula com distanciamento entre carteiras no Rio de Janeiro  • Foto: Jairo Nascimento/CNN (22.set.2020)
Compartilhar matéria

Na próxima quarta-feira (24), 7.730 estudantes da rede municipal de ensino do Rio voltarão às salas de aula. Na primeira etapa, o retorno será para os alunos da pré-escola, 1º e 2º anos. O cronograma das atividades presenciais foi divulgado, nesta quarta-feira (17), pela secretaria de educação (SME), que também listou as unidades de ensino aptas a receberem os estudantes a partir da próxima semana. No primeiro momento, serão 38 unidades, o equivalente a 2,5% das escolas do município – veja os nomes das instituições abaixo.

Ao todo, a cidade tem 1543 unidades e cerca de 600 mil estudantes. É a maior rede municipal de ensino da América Latina. Sobre o número reduzido de escolas abertas, o secretário de educação do Rio, Renan Ferreirinha, justificou com as adaptações necessárias para o retorno.

“Nós temos um protocolo muito rigoroso e um planejamento que leva em consideração diferentes pontos. O primeiro deles, é a adequação da unidade escolar ao protocolo sanitário e, para isso, não é só colocar os insumos, mas retomar com fornecedores de limpeza, de gênero alimentício, de manutenção. Nossa ideia é voltar com o máximo de escolas a cada semana, mas seguindo cada etapa”, explicou Ferreirinha.

Segundo a SME, a cada quinta serão anunciadas outras unidades de ensino liberadas para as aulas presenciais. Além do distanciamento entre as carteiras, também será obrigatório o uso da máscara (exceto para crianças de até 3 anos) e a higienização constante das mãos. O município não descarta recuar do planejamento se houver casos de infecção pelo coronavírus.

De acordo com a secretaria, o retorno presencial levou em consideração o longo tempo de defasagem na educação durante a pandemia, além do desejo de pais e estudantes pela volta às salas de aula. Uma pesquisa feita pela pasta na comunidade escolar, mostrou que 82% dos estudantes desejam retornar à escola. Foram ouvidas 4.401 pessoas.

Pelo planejamento da SME, até abril todos os alunos da rede municipal devem retornar à escola, de forma escalonada. Até lá, as aulas serão disponibilizadas de forma presencial, à distância (com fornecimento de material didático e aulas online) e pelo aplicativo Rio Educa, que deve ser lançado na próxima semana.

“Os protocolos estão sendo colocados em prática e a gente vem trabalhando com todo cuidado para passar tranquilidade. Infelizmente o Brasil está no grupo mais atrasado no que diz respeito à educação na pandemia e a gente não pode continuar negligenciando isso”, destacou Renan Ferreirinha.

Lista das 38 unidades prontas para receber alunos no RJ 

Lista com as escolas que poderão retornar o ensino presencial no Rio
Lista com as escolas que poderão retornar o ensino presencial no Rio
Foto: Divulgação/SME/Rio

 

Lista com as escolas que poderão retornar o ensino presencial no Rio
Lista com as escolas que poderão retornar o ensino presencial no Rio
Foto: Divulgação/SME/RJ