Temperaturas ficarão muito elevadas até dia 19, no mínimo, diz meteorologista à CNN

Segundo Guilherme Borges, da Climatempo, país caminha para quarta onda de calor em 2023

Da CNN*, São Paulo
Temperatura supera 34ºC na capital paulista
Temperatura superou 34ºC na capital paulista neste sábado  • Foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil.
Compartilhar matéria

As temperaturas de várias regiões do Brasil ficarão muito elevadas até o dia 19 de novembro, afirmou à CNN o meteorologista Guilherme Borges, da Climatempo, na noite deste sábado (11).

"Pelo menos até o dia 19, as temperaturas devem ficar muito elevadas em muitas regiões do país. A expectativa é de que no dia 19 ela [a onda de calor] comece a perder a intensidade", disse.

Segundo Borges, é a primeira vez que uma onda de calor no país é prevista para tantos dias seguidos. O Brasil, ele disse, está entrando em sua quarta onda de calor em 2023: "A tendência é de temperaturas extremamente altas nos próximos".

"Temos um misto de coisas acontecendo. O El Niño tem uma grande influência nessas ondas de calor que atingem o nosso país", completou. Borges disse ainda que o fenômeno é intensificado pelo aquecimento global, provocado pela poluição do planeta.

O especialista explicou que, com a estabilização do El Niño e a continuidade da poluição do planeta, a temperatura global tende a subir 1,5ºC em um curto prazo. Ele disse ainda que cabe à população combater a poluição para evitar que isso aconteça.

VÍDEO - Domingo será de tempo quente em boa parte do país

*Publicado por Pedro Jordão, da CNN em São Paulo