Até 100 pessoas morrem todos os dias em combates no leste da Ucrânia, diz Zelensky
Petição online pede que homens em idade de alistamento militar possam deixar o território ucraniano
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que até 100 pessoas estão sendo mortas todos os dias em combates no leste da Ucrânia, onde a Rússia concentrou seus esforços militares nas últimas semanas.
Zelensky fez o comentário no domingo (22) enquanto falava à imprensa ao lado do presidente polonês Andrzej Duda. Ele estava respondendo a uma pergunta sobre uma petição online para permitir que homens em idade de alistamento militar – entre 18 e 60 anos – deixassem a Ucrânia.
A petição, publicada no site oficial do presidente ucraniano, ganhou mais de 26 mil assinaturas na manhã de segunda-feira (23).
“Não entendo muito bem a quem esta petição se dirige. Esta petição dirige-se a mim? Ou talvez esta petição devesse dirigir-se aos pais desses guerreiros, que perderam essas pessoas, porque defenderam a Ucrânia ao custo de suas vidas?”, disse Zelensky.
“Hoje, de 50 a 100 pessoas podem ser mortas aqui na área mais complicada, no leste do nosso país”, acrescentou o ucraniano.
“Eles estão defendendo nosso país e nossa independência sobre a qual tantas (pessoas) no mundo estão falando, tantas estão falando, mas nós sentimos isso muito pessoalmente, muito”, disse o presidente.
Zelensky disse que a petição seria considerada de acordo com a lei, no momento certo, independentemente de ele gostar ou não pessoalmente.