Plataforma de audiolivros disponibiliza títulos do vestibular de graça

Iniciativa da Audible, da Amazon, acontece durante todo o segundo semestre de 2025

André Nicolau, colaboração para a CNN, São Paulo
Machado de Assis
"Quincas Borba", de Machado de Assis, está disponível na plataforma até 27 de setembro  • undefined
Compartilhar matéria

Escritores clássicos da literatura brasileira, Machado de Assis, Aluísio de Azevedo e Eça de Queirós são nomes garantidos nas listas de livros obrigatórios dos principais vestibulares do país como Unicamp, Fuvest, UERJ, UFRGS e Unesp.  

Para facilitar a vida dos vestibulandos e possibilitar uma preparação mais dinâmica, a plataforma de audiolivros da Amazon, Audible, disponibilizou gratuitamente o acesso a algumas obras previstas nos processos seletivos.

Dividida em três fases, a ação da plataforma acontece durante todo o segundo semestre de 2025 com três títulos lançados a cada três meses.

A primeira leva de títulos gratuitos está disponível até 27 de setembro e reúne clássicos narrados por artistas e celebridades do universo pop nacional: "O Cortiço", de Aluísio de Azevedo, na voz da atriz Maitê Proença; o "O Crime do Padre Amaro", de Eça de Queirós, narrado pelo ator português Ricardo Pereira; e "Quincas Borba", de Machado de Assis, narrado pelo também ator Tiago Torres.  

A iniciativa prevê ainda a liberação de outros clássicos da literatura nacional (e das provas de admissão) até janeiro de 2026. Entre eles “Dom Casmurro", de Machado de Assis; “Iracema” de José de Alencar e “Vidas Secas”, romance escrito por Graciliano Ramos.