Atlas: brasileiros divergem sobre considerar tarifaço ameaça à soberania

Índice dos que avaliam como ameaça empatou tecnicamente com aquele dos que não consideram

Laura Molfese, da CNN*, São Paulo
Donald Trump no Salão Oval da Casa Branca
Donald Trump no Salão Oval da Casa Branca  • Reuters/Nathan Howard
Compartilhar matéria

Pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta terça-feira (15) aponta um empate técnico entre os que consideram e os que não consideram que as justificativas usadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao decidir taxar em 50% os produtos brasileiros podem ser consideradas uma ameaça à soberania do país

Segundo o levantamento, 50,3% dos entrevistados avaliam que sim, representam ameaça, enquanto 47,8% discorda. Outros 1,8% não souberam responder. 

Foram entrevistados 2.841 eleitores brasileiros entre os dias 11 e 13 de julho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. 

Veja os resultados

Na sua opinião, as justificativas usadas por Donald Trump ao decidir taxar em 50% produtos brasileiros a partir de 1º de agosto podem ser consideradas uma ameaça à soberania brasileira?

  • Sim, configuram uma ameaça à soberania brasileira: 50,3% 
  • Não, não configuram uma ameaça à soberania brasileira: 47,8% 
  • Não sabe: 1,8% 

Trump anunciou a medida na última quarta-feira (9). A nova alíquota entra em vigor a partir do dia 1º de agosto. 

O republicano compartilhou a notícia em carta endereçada ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na sua rede social, Truth Social. No documento, Trump atribui a cobrança, além de uma relação que diz ser injusta com o país, à postura do STF (Supremo Tribunal Federal) com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).