“Decisão judicial cumpre-se, né?”, diz Alckmin sobre "emendas Pix"

Ministro do STF Flávio Dino suspendeu o envio de recursos via emendas

Taísa Medeiros, da CNN, Brasília
Alckmin reforça Tabata na TV e prepara agendas em SP
Alckmin fez declaração durante agenda em São José dos Pinhais (PR)  • 15/08/2024 - Cadu Gomes/VPR
Compartilhar matéria

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse, nesta quinta-feira (15), que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as "emendas Pix" precisa ser cumprida.

Essa é uma decisão do Judiciário. Decisão judicial cumpre-se, né? Essa é uma decisão do Poder Judiciário. Vamos aguardar
Geraldo Alckmin

A declaração foi feita em agenda em São José dos Pinhais, no Paraná, onde Alckmin acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em agenda.

Na última semana, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu que o STF declarasse as chamadas "emendas Pix" como inconstitucionais. Após o pedido, o ministro do STF Flávio Dino suspendeu as transferências e definiu a necessidade de transparência e maior controle como condicionante para a liberação das verbas.

Em resposta, o Congresso apresentou, nesta quinta-feira (15), um recurso e pediu para o ministro reconsiderar a decisão.

As "emendas Pix", questionadas no STF, são recursos com modalidade de "transferência especial" direta para estados, Distrito Federal ou municípios -- ou seja, não há necessidade de celebração de convênio ou instrumento do tipo para os repasses.