Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Dino se solidariza com Moraes e diz ser vã ideia de que ministro decide sozinho rumos do STF

    "Todos os ministros, concordando ou discordando, participam" das decisões da Corte, segundo Dino

    Lucas Mendesda CNNAnna Júlia Lopescolaboração para a CNN , Brasília

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino disse ser equivocada o pensamento de que seu colega de Corte Alexandre de Moraes decidiria os “rumos do tribunal”.

    “Moraes decide com o colegiado. É vã a ideia de que alguém monocraticamente decide os rumos do tribunal. Não existe essa pessoa”, declarou Dino na sessão da Corte realizada nesta quinta-feira (14), um dia depois do atentado na Praça dos Três Poderes em que um homem-bomba morreu.

    Para Dino, há uma “personalização” nas críticas a Moraes  — relator no STF de ações contra ataques aos Poderes — que leva ao “ódio concentrado” destinado ao magistrado.

    De acordo com Dino, há uma “lenda” das decisões monocráticas em que “alguém sozinho consegue usurpar as competências do colegiado”.

    O ministro defendeu ainda o fim à “lógica de retaliação”. “Vemos uma vulgarização de que o Supremo vai ser emparedado por gritos e xingamentos. Além de ser algo inútil, é algo que acaba estimulando que pessoas desatinadas se agreguem na internet para a perpetração de crimes”.

    Tópicos