
Dirigente do União Brasil quer terceira via com Sergio Moro na sigla
Partido promete oferecer maior estrutura e fundo eleitoral para a candidatura do ex-juiz; articulação, porém, ainda não é unanimidade no Podemos e no DEM
O deputado federal Júnior Bozella, presidente do União Brasil em São Paulo, está focado em trazer Sergio Moro (Podemos) ao partido. As informações são da âncora da CNN Daniela Lima.
Um dos argumentos de Bozella é de que o ex-juiz se uniria a um grupo mais estruturado, enquanto o Podemos poderia liberar seu fundo eleitoral para bancar candidaturas a governador, senador e deputado. O União Brasil terá a maior bancada dessas eleições.
“O que queremos é fazer valer a tal da terceira via, porque, com Moro no União Brasil, você consegue trazer o Podemos e criar uma estrutura que consiga atrair outros partidos para essa megacoligação”, afirmou Bozzella.
Segundo o deputado, Renata Abreu, presidente do Podemos, está ciente e Sergio Moro afirmou que não fará nenhum movimento sem consultá-la.
‘Chances pequenas’
A analista de política da CNN Renata Agostini conversou com Renata Abreu, que disse que as chances desse movimento são muito pequenas.
“Alguns parlamentares pediram para avaliarmos essa possibilidade, mas não temos nada concreto”, explicou.
A presidente, no entanto, entende que o Podemos não tem força para dar a Moro o passo que ele precisa para se viabilizar.
Ela sinaliza para o União Brasil que gostaria de manter o ex-juiz no partido, mas que, se para ter uma candidatura competitiva for preciso realizar esse movimento, ela topa, segundo integrantes dos dois lados.
Vice de Moro
Na conversa entre Abreu e os parlamentares, surgiu, inclusive, uma possibilidade de ela ser a vice de Moro nessa chapa entre União Brasil e Podemos.
Quem está se esforçando nessas mudanças é o grupo de Bozella, mas não há consenso no União Brasil, que nasceu da fusão do PSL com o Democratas, sobre esse movimento.
Renata Abreu conversou nesta terça-feira (18) com ACM Neto, presidente do Democratas. Os dois têm uma boa relação, mas Neto está no grupo do União Brasil que não concorda com esse movimento agora.
Uma grande parcela do partido quer uma bancada com 70 deputados e quer lançar de 8 a 12 governadores. Eles acreditam que o foco tem de ser esse, em vez de se comprometer a fazer palanque para Sergio Moro nos estados brasileiros.
- 1 de 13
Jair Bolsonaro, atual presidente da República, se filiou em 30 de novembro de 2021 ao Partido Liberal (PL) e deve concorrer à reeleição. Veja outros possíveis candidatos a presidente em 2022
Crédito: Alan Santos/PR - 2 de 13
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente, governou o país entre 2003 e 2010 e é o pré-candidato do PT
Crédito: ESTADÃO CONTEÚDO - 3 de 13
Ciro Gomes, ex-governador do Ceará e ex-ministro da Fazenda e da Integração Nacional, pré-candidato a presidente pelo PDT
Crédito: LUCAS MARTINS/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 4 de 13
João Doria ganhou as prévias do PSDB e anunciou a renúncia ao governo de São Paulo para ser o pré-candidato do partido
Crédito: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 5 de 13
Simone Tebet cumpre o primeiro mandato como senadora por Mato Grosso do Sul e foi anunciada como a pré-candidata do MDB ao Planalto
Crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado - 6 de 13
Luciano Bivar é presidente do União Brasil e foi anunciado como pré-candidato do partido à Presidência; deputado federal já comandava o PSL antes da fusão com o DEM
Crédito: Michel Jesus/Câmara dos Deputados - 7 de 13
Luiz Felipe d'Avila, pré-candidato do partido Novo à Presidência da República
Crédito: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO - 8 de 13
André Janones, atualmente é deputado federal por Minas Gerais, é o pré-candidato à Presidência pelo partido Avante
Crédito: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias - 9 de 13
Eymael, pré-candidato à Presidência pelo DC; ele já concorreu nas eleições presidenciais em 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018, sempre pelo mesmo partido
Crédito: Divulgação/Facebook Eymael - 10 de 13
Vera Lúcia é a pré-candidata à Presidência da República pelo PSTU
Crédito: Romerito Pontes/Divulgação - 11 de 13
Leonardo Péricles, pré-candidato à Presidência pelo Unidade Popular (UP)
Crédito: Manuelle Coelho/Divulgação/14.nov.2021 - 12 de 13
Sofia Manzano, pré-candidata do PCB à Presidência
Crédito: Divulgação - 13 de 13
Pablo Marçal, pré-candidato a presidente pelo Pros. Ele é empresário e se filiou ao partido no fim de março deste ano
Crédito: Divulgação/Facebook